Capela do Socorro intensifica implantação de ruas de lazer

A subprefeitura Capela do Socorro através da supervisão de esporte tem intensificado a implantação de ruas de lazer na nossa região.

A procura da comunidade por ruas de lazer conforme a lei municipal 12.264/96, deve-se a uma grande divulgação da Supervisão de esportes durante a passagem do projeto Capela em Ação nos bairros da Capela, por isto a importância expandir esse projeto, principalmente no Grajaú.

 

Na cidade de São Paulo há 200 ruas de lazer ativas e apenas 10% localizadas na Capela do Socorro.

 

No momento encontram-se em processo de implantação 8 ruas que deverão acontecer nos próximos dois meses.

 

Para solicitar a rua de lazer, o interessado deverá retirar o formulário padrão na subprefeitura, consultar os moradores da rua através de um abaixo-assinado, com adesão de no mínimo 70% deles; a supervisão de esportes fará uma vistoria no local para ver se não há impedimento legal.Com a aprovação, a rua recebe uma placa de sinalização, cavaletes, e autorização para ser interditada todos os domingos e feriados das 9h às 17h.

 

Após este procedimento os moradores elegem um conselho gestor com no mínimo 10 pessoas, que se responsabilizarão pela organização das atividades e o zelo do material esportivo que é fornecido gratuitamente pela prefeitura, contendo bolas de futsal, voley, basquete, coletes, mini-traves, apitos e tintas para marcação.

 

A subprefeitura também está criando junto com a comunidade o Conselho Gestor das “Praças de Lazer”, cuja implantação se dá de forma mais rápida num período de 30 dias.

 

Nestas praças são desenvolvidas várias atividades agregando “cultura, esporte e ação social”, com serviços de cidadania como jogos de capoeira, tai-chi, aeróbica, apresentação de artistas regionais, valorizando os talentos da comunidade.

 

Entre os eventos realizados pela supervisão de esportes no último ano podemos destacar a 1ª Copa de Natação do Grajaú, Skate na Praça, 1ª Copa de futsal masculino e feminino Inter-Entidades do Grajaú, Xadrez na Praça, lazer nas praças, 1º Torneio de Dominó Lourenço Cabreira, Festival de Futebol Inter-Clube da Comunidade e ginástica para terceira idade, todas as manhãs em oito praças e clubes da comunidade da região.

 

Neste ano com as comemorações dos 100 anos da Represa Guarapiranga a supervisão de esportes elaborou para o segundo semestre um calendário com várias atividades esportivas como: Sampa Skate Municipal (12 e 13 de agosto no Ginásio ADC Eletropaulo), Regata comemorativa dos 100 anos da Represa (13 de agosto), Copa Regional de Futebol com 80 equipes (setembro), Voley de Praia Zumbi dos Palmares (19 de novembro).

 

No momento, encontram em processo de regularização a implantação de mais 03 CDM'S (Clubes da Comunidade), Jd. Mirna, Democrata e Brig. Faria Lima; também foram reformados 06 Clubes da Comunidade (Ipazure, Petronita, Acadêmicos, Jd. Veleiros, Jd. Suzana e Ébanos) que beneficiarão mais de 5 mil pessoas, e para 2007 a subprefeitura pretende dar continuidade aos projetos esportivos e sociais, sempre com parceria da Secretaria Municipal de Esportes e as Federações.

 

Maiores informações procurar a Supervisão de Esporte da Subprefeitura da Capela do Socorro. Tel. 5667-8880.