Enfim, chegam as estações da CPTM Interlagos e Grajaú

Foi realizada, com grande expectativa da população, a inauguração da Linha 9 – Esmeralda estações “Grajaú e Primavera -Interlagos”, no feriado do dia 21

Enfim, chegam as estações da CPTM Interlagos e Grajaú

24/04/2008 - Capela do Socorro

Foi realizada, com grande expectativa da população, a inauguração da Linha 9 – Esmeralda estações “Grajaú e Primavera -Interlagos”, no feriado do dia 21

 

Inauguradas na tarde do dia 21, as novas estações Grajaú e Primavera-Interlagos, concluem a extensão da Linha 9-Esmeralda, com mais 4,5 km de linhas. Em outubro, a CPTM iniciou a operação do primeiro trecho, de 4 km, até a Estação Autódromo.

 

Ao todo, são mais 8,5 km de vias novas, com modernos sistemas de sinalização e energia, que permitirão à população do extremo sul da capital acessar todo o sistema metroferroviário.

 

Com a entrega dessa extensão, a CPTM cumpre uma das etapas do Plano de Expansão desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e no qual o Governo do Estado de São Paulo investe cerca de R$ 17 bilhões, entre 2007 e 2010. Ao final desse período, estima-se a redução em 25% do tempo médio de viagem no sistema metroferroviário.

 

A Linha 9-Esmeralda marca o início da implantação do metrô de superfície, cujas características são confiabilidade [menos falhas técnicas e mais regularidade]; rapidez [menor tempo de espera]; segurança; qualidade das estações e dos trens. Até 2010, esse será o padrão de 160km linhas da CPTM, que servirão a mais de três milhões de usuários – hoje são 1,7 milhão.

 

As novas estações contam com todos os itens de acessibilidade, conforme a legislação, como elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso podotátil e banheiros unifamiliares [para pessoas com deficiência]. Em paralelo, a Prefeitura de São Paulo deu início à modernização das vias locais, otimizando o transporte sobre pneus.

 

A região da Estação Primavera-Interlagos também está recebendo intervenções, inclusive com apoio da CPTM, que duplicou a passagem subterrânea Engenheiro Goulart. Em Grajaú, a Prefeitura já havia construido um terminal de ônibus integrado ao trem, o que amplia a abrangência do transporte na região.

 

Para os moradores de bairros da zona sul, além da valorização imobiliária, a obra trouxe mais qualidade de vida, com acesso a um transporte com grande ramificação na capital e região metropolitana [a CPTM passa por 22 municípios e tem integração gratuita com o Metrô em quatro estações: Luz, Brás, Barra Funda e Santo Amaro].

 


Fonte: www.cptm.sp.gov.br