Conheça a história do monumento "Heróis da Tavessia do Atlântico"

Monumento que é reclamado pelos moradores do bairro do Socorro está hoje na avenida Brasil

Conheça a história do monumento "Heróis da Tavessia do Atlântico"

27/07/2009 - Capela do Socorro

Monumento que é reclamado pelos moradores do bairro do Socorro está hoje na avenida Brasil

 

O monumento homenageia os italianos Francesco De Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zacchetti, além do brasileiro João Ribeiro de Barros que, em 1927, cruzaram o oceano Atlântico a bordo de um hidroavião, partindo da de Gênova, na Itália, rumo a Represa de Guarapiranga, no bairro do Socorro - Santo Amaro.

 

Quando aqui amerissaram, em 28 de fevereiro de 1927, uma multidão os aguardava, composta, sobretudo, por italianos aqui radicados e seus descendentes.

 

Aos heróis da primeira travessia do Atlântico, Ottone Zorlini, renomado escultor italiano, consagrado em bienais, concebeu e executou a obra denominada “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico” homenageando o feito dos heróicos aviadores.

 

Para celebrar a aventura de seus compatriotas, Mussolini enviou a São Paulo uma coluna, com capitel em estilo jônico, retirada de uma construção milenar recém-descoberta no monte Capitólio, em Roma. A coluna foi incorporada ao monumento, inaugurado no dia 21 de agosto de 1929.

 

No topo de um alto pedestal, uma escultura de bronze, chamada de “Vitória Alada”, lembra o sonho de Ícaro e aponta na direção do oceano. Na face frontal do pedestal, estrelas de bronze compõem a constelação do Cruzeiro do Sul.

 

Nas laterais, encontram-se dois fascios. Um deles tem a esfera celeste e a inscrição “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira; o outro, o símbolo de Roma: uma loba alimentando os irmãos Rômulo e Remo. A coluna romana está engastada na parte inferior do pedestal. A altura total do monumento é de cerca de 9 metros.


O fascio – feixe de varas transportado por antigos oficiais romanos, junto com uma machadinha, quando acompanhavam os magistrados – era um símbolo utilizado na Antiga Roma para expressar a idéia de que, uma vez unidos, os homens não poderiam ser vencidos. O fascio foi resgatado por Mussolini e transformado em símbolo do fascismo.


A travessia do Atlântico, maior desafio da viagem, foi feita em linha reta entre Bolama, na Guiné Portuguesa (atual Guiné-Bissau), e Natal, no Rio Grande do Norte, seguindo depois pela costa brasileira até Buenos Aires. De Buenos Aires, os italianos cruzaram a América do Sul pelo interior do continente, seguindo os rios Paraná, Paraguai, passando por Manaus, Cuba, e alcançando a América do Norte. A travessia do Atlântico Norte foi feita em linha reta, de Terranova, no Canadá, à Ilha dos Açores.

 

 

A obra foi erguida próxima a Represa do Guarapiranga.

O monumento representa um momento único na história e foi vencido de
maneira a unir povos separados por posições geográficas, mas que estão com vínculos que remetem à busca desta aproximação.

 

Este desafio da travessia do atlântico promoveu esta inter-relação, possibilitando o surgimento da aviação comercial no mundo.


Ao longo de quase 80 anos no espaço público, o monumento aos “Heróis da Travessia do Atlântico” sofreu vários danos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os feixes de bronze foram retirados e recolocados tempos depois. Detalhes decorativos de bronze que adornavam a coluna foram furtados, assim como as placas de bronze, com inscrições em italiano, repostas em mais de uma ocasião.

Em 1985, o Instituto Cultural Umbro-Toscano de São Paulo solicitou a readequação do local de implantação do monumento à Prefeitura. A entidade temia pela integridade da obra, instalada num ponto em que a avenida De Pinedo forma um ângulo de 90 graus, com intenso tráfego de ônibus e caminhões.

 

Julgando que o monumento estava “escondido” em Santo Amaro, o prefeito Jânio Quadros determinou sua transferência, em 1987, para a praça Nossa Senhora do Brasil. O fato, abordado exaustivamente pela imprensa, causou muita polêmica.

 

Na praça, a obra foi pichada várias vezes, em manifestações de repúdio ao regime fascista e a Benito Mussolini.

 

 

Links consultados

 

http://www.monumentos.art.br/monumento/herois_da_travessia_do_atlantico

http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=1525

http://esculturasemsaopaulo.blogspot.com/2007/12/monumento-aos-heris-da-travessia-do.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_aos_Her%C3%B3is_da_Travessia_do_Atl%C3%A2ntico

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/Enc_Artistas/artistas_imp.cfm?cd_verbete=2971&imp=N&cd_idioma=28555

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081207060509AA8ZGvc