Plano de Ação em discussão

Audiência pública em Capela do Socorro

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da Subprefeitura Capela do Socorro estiveram reunidos em audiência pública no último dia 3 de fevereiro de 2020 para apresentação do Plano de Ação da região, de acordo com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, continuidade dos Planos Regionais publicados em 2016.

Fizeram parte da audiência os novos conselheiros participativos, que foram empossados no mesmo dia. A ideia é que os munícipes dêem suas contribuições sobre os Planos de Ação com foco nas demandas territoriais e nas ações previstas pela Prefeitura.

As audiências são uma etapa consultiva. Os Planos Regionais são instrumentos de planejamento e gestão da política urbana que têm como objetivo detalhar as diretrizes do Plano Diretor Estratégico no âmbito territorial de cada subprefeitura, articulando as políticas setoriais e complementando as questões urbanístico-ambientais em seus aspectos físicos e territoriais.

Os Planos Regionais podem indicar áreas com maior demanda por equipamentos sociais, áreas verdes e parques; propor melhores conexões entre as áreas da cidade, os equipamentos públicos e as ciclovias; propor intervenções nos espaços públicos, articulando-os aos equipamentos existentes e às ações públicas previstas no território; propor a qualificação de ruas e praças, criando melhores condições de circulação, acessibilidade, permanência e uso.

A Coordenadoria de Planejamento Urbano (Planurbe) definiu 17 perímetros de ação para a região, numerados segundo o Plano:

 

71 – Zavuvus
Composto pelos córregos Zavuvus, que em Santo Amaro corre principalmente junto à Av. Eng. Alberto de Zagottis, e Ipasure, que em Capela do Socorro corre junto à Av. dos Lagos, e por áreas verdes, de lazer e esportes próximas a eles.

232 – Largo do Socorro
O Largo do Socorro está inserido na área do Arco urubatuba. O Largo configura-se como uma área de conexão de eixos estruturais da Avenida Guarapiranga, Avenida De Pinedo, Avenida Atlântica e a Avenida do Rio Bonito, estabelecendo um portal de entrada da região urbana consolidada do Sul 1 para a região Sul 2.

237 – Parque Jurubatuba
Na margem do canal Jurubatuba em Capela do Socorro, delimitado pela barragem da Billings até o canal da Guarapiranga.

238 – Parques da Guarapiranga
Ao longo da margem da Represa Guarapiranga

242 – Cocaia / Sesc Interlagos
No entorno do SESC Interlagos e nas bordas da represa Billings.

247 – CEU Vila Rubi / CEU Cidade Dutra
Compreende a região do CEU Cidade Dutra, CEU Vila Rubi, e a Estação Primavera - Interlagos da linha 9 Esmeralda da CPTM.

250 – Av. Manuel Alves Soares / Av. Lourenço Cabreira
A Avenida Lourenço Cabreira e sua extensão, a Av. Manuel Alves Soares, estão ocalizadas no distrito de Cidade Dutra, próximo a elas estão as estações Primavera-Interlagos e Autódromo, da linha Esmeralda da CPTM, e o SESC Interlagos.

255 – Península do Cocaia
Formada pela implementação da represa Billings, a região da Península do Cocaia está localizada no distrito do Grajaú.

259 – Belmira Marin / Canal do Cocaia
O perímetro está traçado pelo eixo viário da Avenida Dona Belmira Marin e as ruas Pedro Escobar e Rubens de Oliveira no distrito do Grajaú.

264 – CEU Grajaú / Parque Linear Ribeirão Cocaia
O perímetro trata da região do Território CEU- CEU Grajaú/Petronita, que abrange a Av. Antonio Carlos Benjamin dos Santos, os Bairros Vila Brasil e Parque São José .

269 – Requalificação da Área da 1° Balsa
Esta região encontra-se no final do eixo da Avenida Belmira Marin e permite o acesso através da balsa à Ilha do Bororé.

271 – CEU Três Lagos
Na região do CEU Três Lagos, abrange as nucleações entorno da Estrada do Barro Branco e da rua Alziro Pinheiro Magalhães.

274 – Balneário de São José
Esta região abrange o Balneário de São José, o futuro Terminal Varginha com integração à CPTM, o trecho Sul da Av. Senador Teotônio Vilela na altura do cruzamento com a Av.Paulo Guiguer Reimberg.

277 – Av. Paulo Guilger Reimberg
O eixo viário da Av. Paulo Guilguer Reimberg está inserido principalmente na Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia.

283 – Transporte Hidroviário Grajaú / Pedreira
No braço da represa Billings na região de Capela do Socorro e Cidade Ademar.

323 – Parques Urbanos
Interligação dos Parques Urbanos da subprefeitura de Parelheiros, compreendendo: Parque do Caulim, Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Parque Linear no Centro de Parelheiros, Margens da Billings, entre outros em planejamento.

394 – Vila São José / Vila Quintana
A Vila São José e Quintana estão localizadas respectivamente nos distritos de Cidade Dutra e Grajaú. A Vila São José está inserida na bacia do córrego São José e tem como vias estruturadoras as avenidas Senador Teotônio Vilella, Carlos Oberhuber e Rua José Bocchglieri. A Vila Quintana é delimitada pela linha da CPTM Esmeralda e Av. Senador Teotônio Vilela.

Esses perímetros são prioritários e, embora tratados como unidades, terão de se integrar aos demais perímetros.

 

#PraCegoVer - Em volta de uma mesa de reuniões, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), da Subprefeitura e do Conselho Participativo Municipal (CMP) assistem à apresentação do Plano de Ação para a Subprefeitura Capela do Socorro. Ao fundo, o plano aparece, projetado em uma tela.
Audiência pública na Subprefeitura Capela do Socorro: apresentação do plano.

 

 

#PraCegoVer - Mapa da Subprefeitura Capela do Socorro detalhando os 17 perímetros de ação
Mapa dos 17 perímetros de ação na região