Capela do Socorro, 30 vezes melhor.

Com o programa Bairro Legal, que completa sua 30ª intervenção, Capela do Socorro torna-se um bairro melhor.

Neste domingo, 1º de dezembro, a Subprefeitura de Capela do Socorro entrega sua 30a intervenção na região. É o escadão da 27, na divisa entre o Parque Grajaú e o Jardim Castro Alves. Quem mora na área conhece bem o escadão, ligação entre as antigas ruas 25 (rua João Teixeira de Oliveira, altura do número 119) e 27 (rua Manoel Guilherme dos Reis, altura do 52). Por ali circulam milhares de pessoas todos os dias. O escadão era a parte difícil da caminhada. Até que o programa Bairro Legal chegou.

O programa foi desenhado para levar melhor qualidade de vida a todos os bairros de Capela do Socorro. Começou pelas praças, a cada mês uma em cada distrito, Socorro, Cidade Dutra e Grajaú. Nessas praças, a Subprefeitura melhorou a urbanização ou urbanizou do zero o espaço. Com planejamento, instalou brinquedos para crianças e aparelhos de ginástica para a terceira idade, criou canteiros de flores e plantou mudas de árvores. Em algumas dessas praças construiu um ParCão, destinado a animais de estimação.


Um programa que valoriza espaços
Na primeira praça – na verdade, três delas –, no Jardim Suzana, ficou bem determinado como seriam as diretrizes do programa. As praças João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente, que tomam os cantos da esquina formada pelas avenidas Inácio Cunha Leme e Francisco de Carvalho, foram o ponto de partida do programa, então chamado Faça seu Bairro Lindo, em Capela do Socorro. Ali, instalaram-se mesas para jogos, canteiros de flores e plantaram-se árvores frutíferas.

"O objetivo do programa Bairro Legal é recuperar os espaços para a população. Muitas dessas praças foram formadas e depois abandonadas. Com o programa, os moradores ganham de volta espaço de lazer, para crianças e adultos", diz o subprefeito João Batista de Santiago.

Só naquele ano, 2017, Capela do Socorro ganhou oito espaços novos: a praça João Beiçola da Silva, em Cidade Dutra; a praça do Xerife, no Grajaú; e, sempre respeitando a ordem (Socorro, Cidade Dutra e Grajaú), o largo do Socorro, as praças Piemonte, Frei Damião, Raimundo Nonato de Santiago e um cantinho sem nome, mas muito aprazível, no Jardim das Imbuias.

No ano seguinte, 2018, foram dez locais. Naquele ano, a Subprefeitura revitalizou a praça Waldemar de Oliveira, no Jardim Eliana; a praça da rua Juncal do Campo, no Socorro; a praça Batista Botelho, em Cidade Dutra; a praça Alberto Mestieri, na rua Jupyra Cunha Marcondes, no Jardim Myrna; a praça Marcelo Costa Tavares, em Veleiros (onde foi instalado o primeiro ParCão); a praça Adriano Emídio de Souza, no Jardim Clipper; a praça das Pedras, no Jardim Almeida Prado; a praça José Gomes da Silva Neto, na Vila Friburgo; a praça Massaut Justino de Oliveira, no Jardim Lallo; e a praça da Rua São Caetano do Sul, no Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima.

Em 2019, o número de praças aumentou. O ano nem acabou e a Subprefeitura já melhorou 12 praças: av. dos Lagos, Benigno Inácio dos Santos, Tutânkamon, rua Rio Paraíba, José Boemer Roschel, Educadora Rosely Ribalta, 2a Balsa do Bororé, René Ernani Toccheton, Almirante Penna Botto, Cecília Apolinário Trapiá, Passagem C da rua Cláudio Artaria e, agora, o Escadão da 27. E, neste ano, ainda estão planejados mais dois espaços: no Jardim Três Marias e no Jardim Régis.

Trabalho permanente
Tudo isso forma uma missão que a Subprefeitura se impôs: tornar a região mais confortável. Mas é uma missão a longo prazo, praticamente permanente. Capela do Socorro é a segunda maior Prefeitura Regional de Sao Paulo — só perde para Parelheiros. Em 134,2 km², abriga 684.757 habitantes. Tem 192 praças.
É difícil manter todas essas praças e vias bem cuidadas. Mas foi exatamente isso que a Prefeitura visou ao criar, primeiro, o programa Bairro Lindo, depois transformado em programa Zeladoria Local e, agora, Bairro Legal. A Subprefeitura de Capela do Socorro manteve o programa com a frequência requerida — uma praça por mês, uma em cada distrito — para recuperar em especial os locais mais degradados. E, assim, oferecer uma cidade mais amigável, mais acolhedora, bonita e limpa.

 


30 INTERVENÇÕES

2017
1 - Praça João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente – Jardim Suzana - Socorro
2 - Praça João Beiçola da Silva – Jardim Primavera - Cidade Dutra
3 - Praça do Xerife – Parque Grajaú - Grajaú
4 - Largo do Socorro – Socorro - Distrito de Socorro
5 - Praça Piemonte – Vila Santo Antônio - Cidade Dutra
6 - Praça Frei Damião – Vila Natal - Grajaú
7 - Praça Raimundo Nonato de Santiago – Vila Lisboa – Socorro
8 - Praça entre as ruas Laszlo Zinner x Prof Gutemberg Campos – Jardim das Imbuias - Cidade Dutra.

2018
9 - praça Waldemar de Oliveira – Jardim Eliana - Grajaú
10 - Praça da rua Juncal do Campo – Socorro – Distrito de Socorro
11 - Praça Batista Botelho - Cidade Dutra – Distrito de Cidade Dutra
12 - Praça Alberto Mestieri – Jardim Myrna - Grajaú
13 - Praça Marcelo Costa Tavares - Veleiros - Socorro
14 - Praça Adriano Emídio de Souza – Jardim Clipper - Cidade Dutra
15 - Praça das Pedras – Jardim Almeida Prado – Grajaú
16 - Praça José Gomes da Silva Neto – Vila Friburgo – Socorro
17 - Praça Massaut Justino de Oliveira – Jardim Lallo - Cidade Dutra
18 - Praça da Rua São Caetano do Sul – Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima - Grajaú

2019
19 - Avenida dos Lagos
20 - Praça Benigno Inácio dos Santos
21 - Tutânkamon
22 - Praça na Rua Rio Paraíba
23 - Praça José Boemer Roschel
24 - praça Educadora Rosely Ribalta
25 – Praça da 2a Balsa do Bororé
26 - Praça René Ernani Toccheton
27 - Praça Almirante Penna Botto,
28 - Praça Cecília Apolinário Trapiá,
29 - Passagem C da rua Cláudio Artaria
30 - Escadão da 27.
 

#PraCegoVer - Trabalhadores da Subprefeitura e moradores plantam mudas de flores em um canteiro de formato triangular. Ao fundo, carros estacionados na avenida Inácio Cunha Leme.
Jardim Suzana: primeira intervenção contemplou três praças contíguas.

 

#PraCegoVer - Um cachorro desce uma rampa do ParCão, acompanhado por sua dona. A rampa é amarela, com ripas verdes. O local é cercado por tela de arame.
Praça Marcelo Costa Tavares, em Veleiros: primeiro ParCão em Capela do Socorro.

 

#PraCegoVer - Voluntários pintam os muros do escadão. As caixas de retenção de água da chuva estão pintadas de amarelo ou vermelho. No primeiro plano, há uma lata grande de tinta.
Escadão da 27: urbanização de uma via essencial para
os moradores do Parque Grajaú e Jardim Castro Alves.