Uma pracinha (ainda mais) bonita para o Jardim Gaivotas.

O programa Bairro Legal, da Subprefeitura de Capela do Socorro, chegou para melhorar a vida nesse recanto do Grajaú.

Pequenininha, a praça do Jardim Gaivotas não tem nome. É a pracinha da Passagem C, que sai da rua Cláudio Artaria. Fica no fim dessa passagem e não tem mais do que 350 m2. Combinada com os 130 m2 da parte que dá para a rua Cláudio Artaria, o total mal chega a 500 m2. Mas é um pedaço animado, em que as crianças correm e brincam, e os adultos se encontram para contar 'causos'. Desde o dia 26 de outubro, quando chegou o programa Bairro Legal, o local começou a mudar. As duas praças ficaram mais arrumadas, mais acolhedoras, mais bonitas

"O importante é que as pessoas se sintam bem em sua própria casa, que é o seu bairro", disse o subprefeito João Batista de Santiago.

Durante 15 dias, a Prefeitura empenhou-se em tornar o local mais acolhedor: arrancou partes de cimentados antigos e degradados, fez passeios novos, instalou jardineiras para flores e separou mudas de árvores, que foram plantadas pela própria população no dia em que a praça foi entregue, renovada.

Nesse dia 26 de outubro, os moradores encontraram-se alii com funcionários da Prefeitura, que levaram equipamentos e ferramentas para, juntos, modificar a pequena praça. Todos juntos limparam a grama, arrancaram mato. E plantaram mudas de árvores e de flores.

“É bom ver o bairro progredir”, disse o senhor Luiz, a quem as muletas não impedem de andar por todo o bairro, inclusive nas duas praças.

O espaço pode ser pequeno, mas é suficiente para abrigar mesas e bancos de concreto, que acolhem moradores e seus filhos. As crianças ganharam brinquedos – uma Casa do Tarzan e balanço – em uma área cercada e protegida.

O programa Bairro Legal é isso: cuidar dos bairros e de seus moradores. É também uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem do seu espaço de vida, deixando-o mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo.

Nesse sábado, graças ao programa Bairro Legal, o pequeno cantinho do Jardim Gaivotas tornou-se uma praça ainda mais linda.

 

#PraCegoVer - Em primeiro plano, domina uma faixa em que se lê: Bairro Legal - Mais uma praça revitalizada - O nosso bairro muito melhor. Do lado esquerdo, o brasão da Prefeitura com a marca da Subprefeitura Capela do Socorro. Ao fundo, a Casa do Tarzan e o balanço para crianças.
Praça sem nome na Passagem C da rua Claudio Artaria: um novo espaço para a comunidade.

 

 

#PraCegoVer - Crianças brincam no balanço da praça. Um menino está no topo do escorregador. Ao fundo, as casas do local.
Para as crianças: Casa do Tarzan, escorregador e balanço.

 

 

#PraCegoVer - Moradores da praça ajudam a plantar mudas de flores na praça, com a assistência de um funcionário da Subprefeitura.
Moradores do Jardim Gaivotas:
o orgulho de cuidar de sua própria praça.

 


#PraCegoVer - Segunda praça no Jardim Gaivotas: há mudas de árvores no chão, a serem plantadas. Trabalhadores da Subprefeitura preparam o local. Ao fundo, há uma torre de energia de alta voltagem.
Preparação das mudas de árvores na segunda praça

 

#PraCegoVer - Segunda praça: aparelhos de ginástica para terceira idade, diante de um gramado. Do lado esquerdo, há uma placa que ensina como usar corretamente os aparelhos.
A segunda pracinha: aparelhos de ginástica para adultos.

 


#PraCegoVer - Na segunda praça, o subprefeito ajuda a plantar árvores.
Novas mudas de árvores: para tornar a segunda pracinha igualmente acolhedora.
O subprefeito João Batista de Santiago ajuda a plantar.