Projeto Saúde Mais Perto: Prefeitura contrata estagiários para qualificar o atendimento nas UBSs

Iniciativa prevê a seleção de 600 alunos dos cursos de serviço social, psicologia e enfermagem até 2020

De: Secretaria Especial de Comunicação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital passam a contar com o apoio de 350 estagiários de enfermagem para aprimorar o acolhimento da população. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas na manhã desta sexta-feira (11) e prevê a seleção de 600 alunos dos cursos de serviço social, psicologia e enfermagem até 2020.

Segundo o prefeito Bruno Covas, os profissionais poderão auxiliar no atendimento, encaminhamento com um serviço mais humanizado na cidade. “Esse é um programa que parece simples, mas quem conhece a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e de cada UBS sabe o quanto isso vai fazer a diferença”, destacou.

O Projeto Saúde Mais Perto – Qualifica Saúde, é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Universidade UNINOVE. O CIEE vai ajudar a selecionar os candidatos das instituições de ensino que tiverem interesse em participar do programa.

O objetivo é atender a meta da Prefeitura de São Paulo para implementar ações voltadas à melhoria significativa da qualidade, humanização e segurança do paciente da atenção à saúde nos serviços da Rede Municipal de Saúde da capital paulista.

“Essa é a primeira etapa e esses profissionais serão os nossos olhos lá na ponta para ouvir, ajudar e sentir aquilo que é a necessidade da população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

O projeto ainda vai contribuir na formação do estagiário, por meio da troca de experiências nas Unidades Básicas de Saúde, e colaborar na formação do profissional SUS, trazendo o aluno para a vivência dos serviços desde a graduação, no atendimento na saúde pública e nas diretrizes do SUS.

Para a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Maria Cristina Honório, os estagiários assumirão um papel primordial nas Unidades Básicas de Saúde, pois, num período de quatro horas, irão executar ações focadas no conceito da humanização, com indicadores e metas definidas, inserido no Plano Municipal de Saúde. “Será um excelente canal de aprendizado aos alunos, que estarão em contato diário com os profissionais de saúde de São Paulo”, finaliza.