Descomplica SP soma-se aos esforços da Operação Baixas Temperaturas

Varal solidário foi instalado na unidade de Campo Limpo para disponibilizar agasalhos

De: Secretaria Especial de Comunicação 

Nesta manhã, a unidade do Descomplica SP de Campo Limpo instalou varal solidário para disponibilizar agasalhos e blusas de frio para as pessoas que mais precisam. O varal está localizado em espaço de uso comum na praça de atendimento e qualquer pessoa pode levar a vestimenta. A origem das roupas é doação tanto de funcionários quanto de usuários da unidade. Essa iniciativa soma-se aos esforços da Operação Baixas Temperaturas que consiste no reforço da oferta ao acolhimento na rede socioassistencial para a população mais vulnerável, sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente.

Com a chegada da frente fria nesta semana, as temperaturas despencaram na capital, inclusive com expectativa de recorde de temperatura mínima neste sábado. A iniciativa da unidade do Descomplica SP Campo Limpo também estará disponível na unidade de São Miguel Paulista a partir da próxima semana.

“Esta é a essência do Descomplica: um atendimento de excelência, humanizado e conectado com as necessidades da comunidade – seja em ações solidárias como o varal de agasalhos, seja em ações integradas com a Operação Baixas Temperaturas, por meio dos pedidos de acolhimento a pessoas em situação de rua”, explica Daniel Annenberg, secretário unicipal de Inovação e Tecnologia.

Em todas as unidades do Descomplica SP é possível abrir um chamado no SP 156 para acolher pessoas em situação de rua expostas às baixas temperaturas. O cidadão pode realizar a solicitação pela internet, usando os equipamentos disponíveis nas praças de atendimento, ou presencialmente com o auxílio de um atendente da unidade.

Todo mundo pode ajudar

A população em toda a cidade também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CAPS, que funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Sobre o Descomplica SP

Com unidades em São Miguel Paulista e Campo Limpo, o programa revoluciona o atendimento ao cidadão e instaura o padrão “PoupaTempo” nas praças de atendimento das subprefeituras. Este ano, a cidade ainda vai ganhar unidades em Butantã, Santana/Tucuruvi, Penha, São Mateus e Jabaquara.