Cate atende 5,4 mil pessoas em busca do auxílio emergencial e seguro-desemprego

Atendimento resultou em encaminhamento positivo para 49% das pessoas que foram em busca do auxílio emergencial e 95% dos pedidos de seguro-desemprego

 De: Secretaria Especial de Comunicação

As nove unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo já atenderam 5.417 pessoas em serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxilio emergencial do governo federal. O atendimento que foi retomado em 29 de abril tem o objetivo de ajudar a população que está com dificuldade de acessar estes benefícios.

“Entre as pessoas que foram em busca do seguro-desemprego, 95% delas saíram do Cate com o benefício habilitado. Dos 1.759 cidadãos que requereram o auxílio emergencial, 49% tiveram encaminhamento positivo, destes 14,5% já terão direito aos R$ 600 mensais e o restante segue em análise pela Caixa Econômica Federal”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Mais de 36 mil agendamentos foram realizados até agora, o que demonstra que as pessoas estavam com dificuldades para realizar esses serviços”, completa Aline Cardoso.

A solicitação do auxílio emergencial foi recusada para 8,4% das pessoas que não cumpriram os requisitos da Caixa Econômica Federal e 42,8% já tinham solicitado o auxílio, mas foram ao Cate para verificar se estava liberado o benefício ou para solucionar problemas do aplicativo Caixa Tem, serviço não executado pelo Cate. Já os 5% de solicitações de seguro-desemprego que não foram habilitados tiveram como problemas, principalmente, a documentação.

Para ser atendido, o agendamento é obrigatório e pode ser feito pela central 156 e pelo portal do serviço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, administrado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Dos mais de 36 mil agendamentos, a maioria optou pelo serviço telefônico para marcar hora, dia e unidade mais próxima de sua casa.

Somente nos últimos dois dias foram atendidas 1.757 pessoas nos Cates. Por volta de 67% das pessoas que buscam o atendimento, recorrem para habilitar o seguro-desemprego ou resolver pendências que possam liberar o benefício. O auxílio emergencial ocupa o restante do atendimento.

Do total de atendidos, desde a reabertura dos nove Cates, a unidade de Interlagos já realizou 19,8% dos atendimentos, pouco mais de 1.000 pessoas. Na sequência, vem o Cate Itaquera com 14,4% dos atendimentos. “Priorizamos as unidades da periferia na reabertura para facilitar o deslocamento das pessoas pela cidade. Além disso, nossas equipes recepcionam o cidadão que está sem máscara, fornecendo um modelo descartável, além de limpar as mãos com álcool antes da entrada na unidade”, complementa a secretária.

Nesta segunda-feira, 11 de maio, quatro novas unidades passam a atender em Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara. O atendimento ocorre também por agendamento pela central 156 ou pelo portal do serviço. Com as novas quatro unidades haverá um aumento de 43% na capacidade de atendimento dos postos, passando para 2 mil pessoas por dia.

Como agendar o atendimento

As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201

Internet

Seguro-Desemprego
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

Auxilio Emergencial do Governo Federal
https://auxilio.caixa.gov.br/