UPA Rio Pequeno III atenderá mais de 10 mil pessoas na Zona Oeste da capital

Obra com um investimento de cerca de R$ 12 milhões será concluída no segundo semestre de 2023

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, vistoriaram na manhã desta sexta-feira (06) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Pequeno III, que tiveram início em fevereiro de 2022 e devem ser entregues no segundo semestre de 2023, com um investimento de quase R$ 12 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde SP.

“Essa UPA terá quase 2.000 m2, atendimento 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento odontológico”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Estamos avançando com a entrega dos equipamentos de Saúde e nossa meta até 2024, além das 9 UPAs que a gente já inaugurou entre o ano passado e o início da gestão, é entregar mais 15 UPAs”, afirmou.

A construção foi iniciada do zero e até o momento já foi realizada a fundação, a laje do primeiro andar e as colunas para sustentação da segunda laje que deve ser concluída até o fim de fevereiro, finalizando assim a parte estrutural da obra.

Com uma área construída de aproximadamente 1.940 metros quadrados e dois pavimentos, a unidade terá uma estrutura completa para atender casos de urgência e emergência na zona oeste.

“Esse equipamento vai cobrir um vazio assistencial, principalmente na urgência e emergência da região, dando um suporte para o Hospital Universitário e o Hospital Mário Degni que estão nas proximidades”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A área que abrange a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste tem em torno de 1.080.809 habitantes e a UPA, por ser um serviço de pronto atendimento, tem uma estimativa de 10 mil atendimentos por mês, podendo variar por se tratar de um serviço de porta aberta, ou seja, de livre demanda.

A UPA III Rio Pequeno estará apta a acolher pacientes com quadros agudos de natureza clínica, casos de trauma ou que necessitarem de cirurgia; realizar investigação diagnóstica inicial para definir a conduta correta de cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes. A unidade terá as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia e odontologia.

A estrutura física vai dispor de quatro salas de triagem, seis consultórios médicos e mais um consultório de ortopedia com sala de gesso e sutura, sala de coleta, sala de eletrocardiograma (ECG), salas de inalação adulto e infantil, medicação adulta e infantil, duas salas de choque, uma sala de emergência, consultório odontológico, sala de serviço social, sala de observação entre outras.

A UPA será gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que faz a gestão de 32 serviços de saúde no Butantã.