Saiba mais sobre a história da comunidade São Remo e o que vem sendo feito pela região

Os moradores da comunidade São Remo são notícia em quadro do Bom dia Sp

Foto aérea da comunidade São Remo do lado direito está as instalações da Cidade Universitária USP

A comunidade São Remo, localizada na divisa dos bairros do Butantã e Rio Pequeno, teve origem na década de 1960, quando diversas famílias migraram para a região para trabalhar na construção da Faculdade de São Paulo (USP). Grande parte dos moradores permaneceu na região mesmo após o término da obra, o que levou a expansão da comunidade. Hoje, a São Remo estende-se até a lateral da Av. Corifeu de Azevedo Marques e conta com cerca de 11 mil moradores.

O modo de vida da comunidade, descrito pelos moradores como seguro e cheio de respeito, chamou a atenção da mídia. O Bom dia SP visitou o lugar, nesta segunda-feira (03), para contar a história do espaço e, principalmente, dos seus habitantes. As entrevistas com líderes locais e residentes mais antigos mostrou um sentimento forte de comunidade e consciência socioespacial.

No ano de 2019, a Subprefeitura do Butantã, em conjunto com os moradores da São Remo, elaborou um plano de controle de resíduos sólidos e revitalização de áreas degradadas da comunidade. Foram instalados pontos de coleta móveis e foi feita uma campanha de conscientização ambiental para alertar a comunidade. O objetivo principal do projeto, que continua em prática, é a eliminação de pontos viciados de lixo.

Foto de várias lixeiras, de grande porte e cor verde, sendo instaladas em rua da comunidade São Remo. Ao fundo funcionários uniformizados da Prefeitura de São Paulo podem ser avistados.

Neste final (01) de semana foi realizada uma operação de recolhimento de entulho e colocação de lixeiras, para combater o descarte indevido e acúmulo de lixo na região. A Subprefeitura não apenas intensificou o serviço de Cata Bagulho, como também o adaptou para atender demandas específicas do local. Um veículo especial foi usado para acessar as ruas mais estreitas da comunidade, ampliando a área de atuação.

Givanildo um dos líderes comunitários da comunidade São Remo agradeceu o trabalho da Subprefeitura do Butantã "Em nossas demandas feitas em prol da São Remo somos sempre atendidos, por isso temos um imenso agradecimento a Subprefeitura do Butantã." afirma Givanildo.

Foto de caminhão de Cata-Bagulho percorrendo ruas da comunidade da São Remo. O caminhão está com bastante material em seu compartimento. A rua possui uma grande quantidade de casas, que estão localizadas ao fundo da imagem.

No centro da imagem estão os líderes comunitários da São Remo. Ao lado esquerdo lixeiras estão posicionadas. Ao fundo dos líderes um veículo de recolhimento de lixo pode ser parcialmente visto.

Serviços de zeladoria - como varrição, tapa-buraco, corte de grama e recolhimento de lixo - também são realizados constantemente na comunidade. Ações como essa são essenciais no combate contra a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Além de garantir maior conforto e qualidade de vida para os seus ocupantes. Para solicitar um desses serviços, basta acessar o Portal SP 156 ou ligar para o telefone 156.