Saúde reconhece a importância das práticas populares

Equipamentos de Saúde do Butantã oferecem serviços de terapias alternativas

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece terapias alternativas, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem.
O campo das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar.
De acordo com a OMS, terapia alternativa significa que ela é utilizada em substituição às práticas da medicina convencional, já a terapia complementar é utilizada em associação com a medicina convencional, e não para substituí-la. O termo integrativo é usado quando há associação da terapia médica convencional aos métodos complementares ou alternativos a partir de evidências científicas.
Dentre as várias práticas oferecidas nos serviços de Saúde do Butantã, podemos citar: Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, Dança Circular, Reiki, Terapia Comunitária e Horta Comunitária.
Para saber as Práticas Integrativas desenvolvidas na região do Butantã, clique aqui.