PREFEITURA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA "VACINA 100 DÚVIDAS" E DA INAUGURAÇÃO DO MUSEU DA VACINA

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira (7) no Instituto Butantã, na Zona Oeste

O prefeito Ricardo Nunes, acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas e Subprefeita do Butantã Joseane Possidonio, participou na manhã desta terça-feira (7) do lançamento da campanha “Vacina 100 Dúvidas”, no Instituto Butantã, na Zona Oeste da capital. No local Ricardo Nunes também acompanhou a inauguração do Museu da Vacina, o primeiro do tipo na América Latina.

"Esta data é importante por contar com dois importantes marcos. Temos orgulho de sermos a capital mundial da vacina, estamos iniciando uma campanha de vacinação e inaugurando o Museu. Com ele, homenageamos todos os profissionais que têm se dedicado à vacinação. Vamos investir cada vez mais em saúde", afirmou Nunes.

A efetivação do plano nacional de imunização, para o governador Tarcísio de Freitas, representa a união dos governos Federal, Estadual e Municipal.

"Significa reconhecer o esforço de muitos que nos antecederam, que fizeram com que doenças deixassem de existir. A cobertura vacinal já foi superior a 90% e caiu nos últimos anos. Vamos usar todos os canais, a logística, o esforço e o apoio financeiro para fazer com que essa cobertura vacinal aumente". declarou.

Durante o evento foi anunciado o repasse de R$ 46,6 milhões para os 645 municípios paulistas para auxiliar no esforço de imunização da população. O valor representa R$ 1 por cada habitante do Estado.

"Esta é uma parceria forte do Governo do Estado com todas as secretarias municipais, para ajudá-las nessa grande mobilização que teremos nas próximas semanas, quando também faremos parcerias com integrantes da sociedade civil. Para auxiliar a população e esclarecer dúvidas, também lançamos o site Vacina100Dúvidas", informou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.

O porta reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Trata-se de um espaço com Um informações claras para desmistificar fake news com relação a imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.

Sobre a campanha

Várias plataformas como anúncios em portais noticiosos, mídia exterior, redes sociais e em emissoras de rádio durante todo o mês de março integram a campanha Vacina 100 Dúvidas. O objetivo é alcançar altos níveis de cobertura vacinal, sobretudo das doses que compõem o calendário básico. Entre elas estão os imunizantes contra meningite meningocócica, poliomielite, febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite b e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b, varicela, HPV, BCG (tuberculose) e Covid-19.

O foco do Governo do Estado é vacinar todas as crianças, principalmente aquelas de até 1 ano de idade.

Museu da Vacina

Localizado no Parque da Ciência do Butantã, conta com mais de 550m² e oferecerá diversas atividades imersivas por meio da explicação de conceitos e curiosidades sobre o universo das vacinas.

“Trata-se de nosso quinto museu. É resultado dos 122 anos da dedicação do Butantã à construção do conhecimento e da difusão da ciência”, afirmou o diretor do Instituto Butantã, Esper Kallas.

Durante a visitação o público poderá visualizar as etapas da realização das pesquisas científicas para a criação de uma vacina, conhecer o funcionamento do sistema imune e da memória imunológica do corpo humano, além da reação do organismo vacinado, entre de outras curiosidades.

 

Declaração do prefeito

Imagens

Imagens de apoio