City Câmeras: conheça o programa de monitoramento integrado de São Paulo

Saiba mais sobre o projeto e confira as ações da Subprefeitura do Butantã na promoção da segurança da região.

Cartaz amarelo com bordas internas de cor preta. No centro está escrito City Câmera, abaixo há um desenho de uma câmera de segurança, ambos em cor preta. O logo da Secretaria de Segurança Urbana encontra-se no canto inferior esquerdo, já o logo da Guarda Civil Metropolitana está localizado no canto inferior direito.

 

O que é o City Câmeras?

O Projeto City Câmeras, lançado em julho de 2017 pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia em parceria com a sociedade civil, visa inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população por meio da instalação de mais de 10 mil câmeras, em São Paulo. O programa é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, além de auxiliar na manutenção do espaço público.

O modelo operacional do sistema de vigilância funciona de forma integrada, de modo que as imagens são transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil) por um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.

O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, são utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais.

Quais os requisitos para participar do projeto City Câmeras?

Para integrar as câmeras da sua residência ou comércio ao projeto da prefeitura de São Paulo, é necessário seguir alguns requisitos técnicos. A câmera precisa ter resolução de 720p – 1 Megapixel com no mínimo 12 fps (frames por segundo) e transmissão de imagem pelo protocolo de comunicação RTSP. Disponível na maioria das câmeras IP e gravadores híbridos.

Também é necessário que as gravações sejam armazenadas na nuvem, possibilitando a transmissão das imagens para a prefeitura sem o limite de acessos simultâneos e reprodução das imagens de no mínimo dos últimos 7 dias na nuvem. O upload dessas imagens para a nuvem garantem um acesso simples, rápido e seguro, e tem um custo mensal.

Ações da Subprefeitura do Butantã

A Subprefeitura do Butantã trabalha com o objetivo primordial de levar segurança aos munícipes, bons projetos como o City Câmeras são promovidos, pois levam respeito para o cidadão, empoderando-o perante a sociedade.

Para fortalecer o projeto City Câmeras, o órgão realiza constantemente reuniões com os moradores, síndicos e servidores da Secretaria de Segurança Urbana (SMSU). Assim, aumentamos a rede de vigilância e contribuímos para um monitoramento integrado mais amplo.