História do Butantã: Avenida Giovanni Gronchi

Em nosso quadro venha conhecer a história de uma das principais vias da região

A imagem, em preto e branco, mostra uma vista aérea da avenida Giovanni Gronchi. A via é cercada por prédios em ambos os lados. Ao lado direito também há áreas de vegetação.

A Avenida Giovanni Gronchi é uma importante via da região do Butantã. Os seus 7.200 metros de extensão alongam-se até a Estrada de Itapecerica e são o principal eixo de circulação dos distritos do Morumbi, de Vila Sônia e Vila Andrade e, ligando-os também à região de Campo Limpo.

A via recebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente italiano Giovanni Gronchi, que visitou o Brasil em 1958. Ele ficou conhecido por ter se oposto à ditadura fascista imposta por Mussolini. Em seu mandato deu atenção especial à política externa, o que motivou sua visita ao Brasil.

Em 1963, a Lei Municipal nº 6.212 denominou esta Avenida como Giovanni Gronchi, sendo decretada e promulgada pela Câmara Municipal. A mesma lei determinava que as placas denominativas deveriam conter os seguintes dizeres: “Avenida Giovanni Gronchi – Presidente da República da Itália – visitou São Paulo em 1958”.

Hoje, a Avenida Giovanni é a principal via de comércio da região sudeste de São Paulo. Moderna, com trechos de corredor de ônibus, uma estação de metrô próxima (estação Giovanni Gronchi, Linha 5-Lilás), comércios e diversas opções que geram maior conforto e comodidade ao cidadão. Além disso ela abriga o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, um importante ponto turístico e esportivo.