História do Butantã: Instituto Butantan

Em nosso quadro venha conhecer a história de uma dos centros de pesquisa mais importantes do mundo

A imagem retrata um edifício de dois andares, com paredes brancas e elementos arquitetônicos típicos do final do século XIX. Há muitas janelas na fachada, além de uma pequena escada no centro do prédio que leva até a porta de madeira. No canto inferior esquerdo, pode-se observar algumas árvores e carros parados na calçada. Já no lado oposto há uma palmeira alta.

A região do Butantã abriga hoje um dos mais importantes centros de pesquisa biomédica do país, o Instituto Butantã. O complexo de 750 mil m2 é formado por um parque, museus, diversos laboratórios e fábricas, além de um serpentário. A arquitetura dos prédios tombados que formam o local entregam a idade do Instituto, que já soma mais de 100 anos.

Sua origem data de 1899, quando um surto de peste bubônica, que se propagava a partir do porto de Santos, levou a administração pública estadual a criar um laboratório destinado a produção de soro antipestoso. O local escolhido para a implantação do laboratório foi a Fazenda Butantan e, em fevereiro de 1901, foi reconhecido como instituição autônoma, sendo o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha seu primeiro diretor.

A imagem retrata o interior de uma das salas do Instituto Butantan. A sala é preenchida por diversas prateleiras que abrigam gavetas de metal. No primeiro plano da foto, pode-se observar uma dessas gavetas abertas e, dentro dela, há diversos insetos alinhados e catalogados. No lado direito, mais atrás, um homem de jaleco examina outra gaveta.

Mais de 100 anos depois de sua fundação, o Instituto Butantan continua sendo reconhecido como um importante centro integrador de pesquisas científicas e tecnológicas, produção de imunobiológicos e divulgação técnico científica. Para isso, uma vasta coleção zoológica é mantida pelo Instituto, e aplicada também em atividades educacionais.

Além de suas contribuições na área da saúde, o Instituto também oferece atrações abertas ao público. Os munícipes podem aproveitar o parque, o macacário, o serpentário, o reptário e os quatro museus espalhados no conjunto. Confira a programação completa no site www.butantan.gov.br/atracoes