PREFEITURA DE SÃO PAULO

Sub Aricanduva fará parceria com distrito de Tsurumi, no Japão

Representante da subprefeitura que fica na cidade de Yokohama visita Sub Aricanduva

18/02/2016 15h05

Em visita oficial de trabalho ao Brasil, a fim de manter contatos com comunidades nipo-descendentes nas cidades de São Paulo, Santos, Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro, a Sra. Rie Ike, representante da Subprefeitura de Tsurumi, distrito localizado na cidade de Yokohama, no Japão, e que ficou muito conhecida entre os brasileiros, por ter sido palco da final da Copa do Mundo de 2002, com a conquista do “Penta”, esteve segunda-feira, dia 15, na Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, onde foi recebida pelo subprefeito , em reunião que contou com representantes da Associação Okinawa de Vila Carrão e da ONG ABC Japan, além do vereador e da deputada federal da região , moradores de Vila Carrão.
Outra característica desta cidade que também foi testemunha da “invasão corintiana” na final do Mundial de Clubes da FIFA, em 2012, é a grande população de brasileiros, a maioria, descendentes de japoneses, hoje em torno de três mil, só no bairro de Tsurumi. Do outro lado, o distrito de Vila Carrão, tem uma população de nikeis e sanseis, em torno de 35 mil, de um total de 80 mil habitantes.
Pensando em estabelecer um elo entre os brasileiros que lá moram, muitos oriundos do fenômeno dos “dekasséguis”, como eram chamadas as pessoas que saíam do Brasil para trabalhar no Japão, na década de 90 e os japoneses e seus descendentes estabelecidos aqui, a subprefeitura de Tsurumi propôs uma parceria com a Subprefeitura de Aricanduva, no princípio de relações entre cidades irmãs.
Na abertura da reunião realizada no Auditório da Sub Aricanduva, foi realizada exposição sobre dados dos quatros distritos: Aricanduva, Formosa e Carrão, apresentada pelo chefe de gabinete. Com ajuda de um intérprete, a representante da subprefeitura japonesa, ouviu tudo atentamente e no final, leu a carta de intenções da parceria, que ainda será formalizada. O subprefeito , agradeceu a visita e disse ser um honra para sua subprefeitura ser escolhida para fazer parte do projeto Cidades Irmãs e enfatizou que estará à disposição para ajudar no que for preciso.