PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Aricanduva inaugura ciclo de debate sobre Orçamento para o ano de 2015

Série de encontros começou no último dia 30 de agosto em 16 subprefeituras

05/09/2014 17h18

Começaram no último dia 30 de agosto, as audiências públicas para discussão da elaboração do orçamento para o ano de 2015. Mais de 1100 pessoas participaram dos encontros que ocorreram, de forma simultânea, em 16 subprefeituras, sendo elas: Aricanduva/Formosa/Carrão; Casa Verde; Cidade Tiradentes; Ermelino Matarazzo; Freguesia do Ó/Brasilândia; Ipiranga; Itaim Paulista; Itaquera; Jaçanã/Tremembé; Penha; Perus; Pirituba/Jaraguá; Santana/Tucuruvi; São Mateus; São Miguel Paulista; e Vila Maria/Vila Guilherme.


Para quem não sabe, essas audiências integram o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento de 2014, que vem discutindo a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária para o ano de 2015 (PLOA 2015), de forma participativa e territorializada. E mais que isso, com o objetivo de garantir transparência e ampla participação popular no processo de elaboração, as audiências públicas asseguram à população espaço para se manifestar sobre a elaboração da PLOA-2015.
 

O secretário adjunto de Coordenação das Subprefeituras, participou ativamente juntamente com o subprefeito da região e o técnico de Sempla – Secretaria Municipal de Planejamento, da Audiência Pública da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão. O técnico da Sempla apresentou em data-show a Proposta de Lei. Também compondo a mesa de trabalho, os conselheiros participativos Rafael e Ruth fizeram o uso da palavra. Esse encontro também marcou a primeira reunião do novo subprefeito com a população local, já que o mesmo foi nomeado no último dia 28 de agosto. O novo subprefeito da região abriu os trabalhos se apresentando à comunidade e em seguida, mostrou em data-show a devolutiva do Plano de Metas 2014, com algumas obras já realizadas e outras em execução. Enquanto o coordenador do Conselho Participativo da Sub Aricanduva, destacou a atuação de seu Conselho e convidou a todos a participarem das reuniões mensais que acontecem toda 4ª segunda-feira do mês. Em seguida, o técnico de Sempla, começou a apresentação da peça orçamentária de 2015.
 

Na fala do público, surgiram muitas dúvidas e reivindicações, entre elas foi questionada a abertura da via próxima à avenida Rio das Pedras, a fim de desafogar o trânsito, que aumentou com o adensamento populacional com a chegada de novos prédios residenciais; reforço na iluminação de praças, como a da rua Altena; melhorias na sinalização de trânsito da Estrada da Barreira Grande; reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Iva; construção de um novo CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) na jurisdição da Sub; reforma da UBS Vila Formosa I; volta da linha de ônibus que passava pela rua Atucuri e avenida Conselheiro Carrão, foram algumas das outras reivindicações mencionadas.
 

E por fim, como resposta da mesa, tivemos uma boa notícia: Muitos dos pedidos da população já estão na PLOA 2015, como: o CAPS que ficará anexo ao Hospital Dia Rede Hora, no terreno do antigo hospital Vila Carrão; transformação das UBS Vila Carrão e Vila Guarani, em UBS Integral; reforma da UBS Jardim Iva; obras na bacia do córrego Aricanduva; reforma de calçadas; construção de um CEMEI (Centro e Escola Municipal de Educação Infantil) na Vila Formosa; instalação de praças digitais (Wi-Fi); entre outros.