Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC)

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. Saiba como fazer o seu primeiro pedido passo a passo

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

Siga as instruções e saiba como realizar, passo a passo, o seu primeiro pedido de informação:

1- Conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação acessando o Manual do Usuário

2- Faça seu cadastro no sistema. Na própria tela de cadastro, você irá escolher seu nome de usuário e senha de acesso.

3- Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha, preencha o formulário de solicitação de pedido e guarde o seu número de protocolo - ele também será enviado para o seu e-mail.

4- Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha e consulte o andamento da sua solicitação usando o seu número de protocolo ou um dos filtros do sistema. Você receberá um e-mail se a sua solicitação tiver o prazo prorrogado ou for reencaminhada.

5- Sempre que possível, a resposta será dada da forma de sua preferência: por meio eletrônico, por correspondência (com custos) ou por busca/consulta no próprio órgão (que pode ter custos ou não).