PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua em Aricanduva

Implantação do novo serviço contou com o apoio da iniciativa privada

19/07/2017 09h41

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Investimento Social, inaugura nesta segunda-feira (17) o segundo Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua, em Aricanduva, na Zona Leste da capital. O serviço funcionará 24 horas e será mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Nossa Senhora das Graças, ofertando 238 vagas de acolhimento e outras 100 vagas de convivência durante o dia.
O novo serviço tem capacidade para receber 150 homens e 88 mulheres para pernoite em um sistema de alojamento, com espaços delimitados por divisórias e sem portas, com as áreas femininas e masculinas totalmente isoladas. O espaço foi construído para receber os novos conviventes, com delimitação das salas de atendimento, cozinha, ambulatório, um consultório de veterinário e um canil que abrigará até 24 cães.
A equipe de atendimento é composta por 36 colaboradores, que exercem as funções de gerente de serviço, assistentes técnicos, assistentes sociais, técnico especializado, técnico de informática, psicólogo, agentes operacionais e um veterinário.
Assim como no CTA do Brás, o primeiro a ser inaugurado, no serviço de Aricanduva as pessoas em situação de rua serão acolhidas em caráter temporário, para que em seguida sejam direcionadas a novas oportunidades. O CTA também ofertará 100 vagas de convivência durante o dia, com oficinas de capacitação, aulas de informática, palestras e será um dos pontos de qualificação para o programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Desde o começo deste ano, 953 pessoas foram contratadas por empresas parceiras, com índice de 95% de retenção.
"Este é o modelo que servirá de referência para todos os CTAs", informou o prefeito João Doria. Ele explicou que as pessoas poderão ficar no local por até três meses e nesse período recebem acolhimento, roupas, atendimento médico, estabilização emocional e psicológica, treinamento profissionalizante, carteira de trabalho e possibilidade de reinserção no mercado de trabalho. "Pelo programa Trabalho Novo, já temos mais de dez mil vagas oferecidas pelo setor privado", acrescentou o prefeito.
Os primeiros conviventes encaminhados para o serviço serão os moradores em situação de rua da própria região. As pessoas que estão inseridas no programa Trabalho Novo também receberão acolhimento no CTA. O procedimento vai permitir que os conviventes possam trocar experiências e também facilitará a logística das equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para que possam acompanhá-los individualmente.
A implantação desse equipamento contou com o apoio de empresas da iniciativa privada como o grupo Via Varejo (linha branca), AOC (televisores), Elvi (cozinhas industriais), INAC (computadores), Leroy Merlin (suportes de tv), PETZ (produtos veterinários), Aliancce/Smartlav (lavanderia industrial), Caixa Econômica Federal (móveis para escritório) e a Farah Service (paisagismo), e é mais uma das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços de acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de novas oportunidades.
O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade. Cabe à Secretaria Especial de Investimento Social a viabilização, o acompanhamento e a entrega dos equipamentos doados para as secretarias. Neste caso, quem recebeu foi a SMADS, que será a responsável pela administração do CTA.

Prefeito João Doria e Regional de Aricanduva/Formosa/Carrão Luiz Carlos Frigerio durante a inauguração. 

Frigerio conversa com Prefeito João Doria na presença do Secretário Municipal de Investimento Social Claudio Carvalho.

Da esquerda para direita: Prefeito João Doria, Regional de Aricanduva Frigerio e os Secretários Municipais Claudio Carvalho do Investimento Social e Felipe Sabará da Assistência e Desenvolvimento Social.

Vice Prefeito e Secretário Municipal das Prefeituras Regionais Bruno Covas e Luiz Carlos Frigerio Prefeito Regional de Aricanduva.  

Representantes do INAC - Instituto Nova Ágora de Cidadania - Jaqueline da Silva Rocha e Thiago Lace com o Prefeito João Doria.

Maestro Dante Perini Presidente da Associação Unione Italiana,parceira da Prefeitura, faz discurso emocionado. 

Bruno Covas Secretário das Prefeituras Regionais durante seu discurso.

Prefeito João Doria fala ao público.

Prefeito João Doria no descerramento da placa inaugural do CTA Aricanduva.

 

Texto: Secretaria Especial de Comunicação. 

Fotos: Carlinhos Pizaneli. 

Publicação: Melissa Reis.