PREFEITURA DE SÃO PAULO

Feira da madrugada será fechada a partir desta terça-feira

Local será fechado por 60 dias para obras. Comerciantes têm até dia 29 para retirar as mercadorias do espaço

28/05/2013 15h01

O fechamento da Feira da Madrugada será realizado às 2h00 do dia 28 de maio - na madrugada desta segunda (27) para terça-feira (28). Mesmo com o fechamento, os comerciantes que trabalham no local terão até o dia 29 de maio para retirar suas mercadorias.

A Feira da Madrugada não funcionará durante o feriado prolongado de Corpus Christi: o espaço permanecerá fechado e não serão permitidas operações em seu interior. Na próxima segunda-feira (3), começarão as ações de adequação física e de melhoria nas condições de segurança determinadas pelo Corpo de Bombeiros. Serão realizadas intervenções hidráulicas, elétricas e de alvenaria. A estimativa é que as obras durem 60 dias.

Para evitar engarrafamentos na região, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizará um esquema especial de trânsito para direcionar os ônibus para o estacionamento do Pátio São Vito, ao lado do Mercado Municipal, ponto a partir do qual os visitantes poderão visitar o circuito de compras da cidade.

Histórico

Por questões de segurança, a Prefeitura de São Paulo determinou o fechamento administrativo da Feira da Madrugada por meio de uma portaria (14/2013) publicada no último dia 30 de abril no Diário Oficial da Cidade. No dia 9 de maio, os comerciantes do local obtiveram uma liminar na 24ª Vara Federal para manterem o espaço aberto, sob a condição de que realizassem reformas para garantir a segurança da feira.

O Corpo de Bombeiros vistoriou o local e considerou que as reformas foram “insuficientes para a garantia de segurança da integridade física de comerciantes e frequentadores”. Com base na avaliação dos Bombeiros, a administração municipal recorreu da decisão do juiz da 24ª Vara Federal para prosseguir com o plano de reforma previamente negociado e anunciado, o qual recebeu apoio formal de 5 das 7 entidades representativas dos comerciantes da feira. A liminar foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região nesta segunda-feira, 27.