Prevenção contra enchente

Operação de limpeza está tirando a sujeira do leito do córrego Aricanduva para aumentar a vazão no período das chuvas

Com a ajuda de retroescavadeiras e caminhões, as equipes de manutenção da Subprefeitura estão trabalhando desde setembro para tirar do leito do córrego Aricanduva todo tipo de lixo e detritos que podem diminuir a vazão das águas e causar transbordamento.

Essa medida é muito importante para preparar o córrego para o aumento do volume de água no período das chuvas de verão. A operação começou na altura da praça General João Francisco, distrito de Jardim Aricanduva, e vai percorrer 6km do córrego. O material retirado do leito do rio, após a secagem, será levado por caminhões até um aterro sanitário.

De acordo com as estimativas, devem ser retiradas do leito do Aricanduva em torno de 10 mil toneladas de detritos - material suficiente para encher mais de 600 caminhões (cada um com capacidade para 18 toneladas).

Além dessa manutenção de rotina, a Prefeitura vem executando um conjunto de obras antienchentes na bacia do Aricanduva. A calha já foi ampliada em 5 quilômetros do córrego. Duas pontes foram levantadas para dar vazão à água. Quatro reservatórios foram construídos para conter as águas em dias de muita chuva e outros cinco estão sendo feitos.