Entulho na rua agora dá multa de 12 mil e o carro é apreendido

Prefeitura endurece o combate a quem joga entulho em locais públicos

Entulho jogado na rua, além de deixar a cidade muito feia, é uma das maiores causas de enchentes. A água arrasta tijolo, pedra, pedaços de madeira e tudo o mais para bueiros e córregos, causando entupimentos e transbordamentos. Por isso, a Prefeitura apertou de vez o cerco contra quem joga entulho em espaços públicos. A partir de agora, quem faz isso tem o veículo usado no descarte de entulho apreendido e ainda recebe multa de R$ 12 mil. Ou seja, o valor da multa para reaver o veículo pode ser maior que o valor do próprio veículo.

Em janeiro deste ano, o combate permanente aos sujões foi intensificado com as blitze para flagrar o despejo nos chamados pontos viciados – em nossa região, alguns exemplos são as ruas Taubaté, na Vila Carrão, e Rei Alberto da Bélgica, no Jardim Iara. Só este ano foram aplicadas 3.917 multas em toda a cidade, mas até agora elas eram de R$ 500 e nem sempre o carro era apreendido.

Quem tem entulho para descartar não precisa fazer isso na rua. Há 35 ecopontos em toda a cidade. Neles, pode ser deixado volume de até uma caixa d’água de mil litros por dia. Aqui há dois ecopontos: Alberto Badra, na Avenida Aricanduva, 200 (embaixo do viaduto Eng. Alberto Badra), e o Astarte, na Rua Astarte, 500. Funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h; sábados, das 08h00 às 16h00; e domingos e feriados, das 08h00 às 14h00.