SMPED realiza mais um mutirão de serviços para pessoas com deficiência

A segunda edição do Inclui Sampa nos Bairros acontece no dia 19 de novembro no zona leste

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza no dia 19 de novembro, das 09h às 15h, no CEU Aricanduva, mais uma edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’. A iniciativa vai disponibilizar para a população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da saúde, assistência social, habitação, trabalho e outras.

O mutirão é realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Esta será a segunda edição do projeto, que desta vez, chega à zona leste. O Inclui Sampa nos Bairros se tornou uma ação permanente desde a realização da primeira experiência que aconteceu no CEU Capão Redondo, na zona sul, no mês de setembro.
O objetivo do evento é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência

Serviço Inclui Sampa nos Bairros
Data: 19 de novembro
Hora: 09h às 15h
Local: CEU Aricanduva, Rua Olga Fadel Abarca, s/n, Jardim Santa Terezinha

Serviços disponíveis:

SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PARAOFICINA MÓVEL
Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples se houver material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS.

CMPD - CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Presença da equipe administrativa (advogado e assistente social) e conselheiros para orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.

SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
UNIDADE MÓVEL DO CADÚNICO
Atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização), orientações sobre o Renda Cidadã, Ação Jovem, Auxílio Brasil, Renda Mínima e Auxílio Emergencial. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.

SMDHC - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
COORDENAÇÃO DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
Presença de equipe multiprofissional (psicóloga, advogada e assistente social) para divulgação dos serviços do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial. Órgão voltado à promoção da igualdade racial, que trabalha com o tema de maneira multifacetada: xenofobia, questões étnicas e intolerância correlatas.

UNIDADE MÓVEL DE CIDADANIA LGBTI
Oferecem, de forma itinerante, informações sobre direitos LGBTI, leis que protegem a população, onde acessar os serviços de saúde e assistência social, além de realizar mutirões de retificação de nome e gênero, fazer o direcionamento dessa população para os Centros de Cidadania LGBTI da cidade de São Paulo e informar sobre as ações da Prefeitura como o Casamento Coletivo Igualitário.

COORDENAÇÃO DE POLÍTICA PARA MULHERES (CPM)
Orientação com função educativa, esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e divulgação da rede de atendimento para mulheres no município. Visando a garantia da autonomia e qualidade de vida das mulheres, o departamento promove políticas de enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência, por meio de seus equipamentos de atendimento e do encaminhamento de vítimas de violência doméstica, que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de São Paulo.

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS PARA IMIGRANTES E PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE
Auxiliará com orientações gerais sobre o serviço e documentos necessários para agendamento no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara.

SMDET - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
CATE MÓVEL
Encaminhamento para vagas de emprego e orientações para a emissão da carteira de trabalho digital. Os interessados em realizar os serviços deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.

ADE SAMPA
Promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores. Serviços ofertados: Microcrédito - parcerias CAIXA e Banco do Povo Paulista; Encaminhamento - TEIA - Espaço Colaborativo de Trabalho; Inscrições gratuitas nos programas, cursos e eventos ADE SAMPA; Encaminhamento para o COE - Ciclo de Orientação Empresarial; Parcelamento de Débitos do MEI; Orientação DASN - SIMEI; Orientação configuração Senha Web; Orientação configuração de Nota Fiscal; Consulta CCM, CCMEI e CNPJ; Cadastro Mãos e Mentes Paulistanas (artesanato); Formalização MEI; Declaração anual do Simples Nacional; Alteração CNAE; Geração de boleto DAS; Cancelamento cadastro MEI.

SEME - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
MEXA-SE
O programa conta com diversas opções para todas as idades, como, por exemplo, recreação, danças, pilates e muito mais. A iniciativa retoma a vida social e enfatiza a importância de cuidar da saúde mental. As atividades estão disponíveis para todas as idades, gratuitamente e com acessibilidade.

SMC - Secretaria Municipal de Cultura
GUSTAVO BLIND - MÁGICA ALÉM DA VISÃO
Espetáculo apresentado pelo ex Mágico Gurguren. Ilusionista renomado, que com mais de 20 anos de carreira, ao perder a visão criou uma apresentação completamente às cegas com seu novo personagem Gustavo Blind. Notabilizando-se assim como o primeiro mágico cego do planeta. Apesar de totalmente cego, Blind sobe aos palcos de olhos vendados, porque além de garantir a autenticidade da proposta, a venda, em sua concepção, simboliza a fusão dos seus dois mundos: cegueira e magia! Classificação: livre.

COHAB - Companhia Metropolitana de Habitação De São Paulo
COHAB NA ÁREA
Inscrição no Cadastro COHAB; Atualização cadastral; Agendamento para serviços na Central de Atendimento; Esclarecimento e orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros; Apresentação das campanhas: Conviva Bem – Campanha para auxiliar a relação entre moradores de conjuntos habitacionais e Não seja enganado – Campanha para orientar sobre a maneira correta para aquisição de uma unidade COHAB, para evitar possíveis golpes aplicados por terceiros; Apresentação e esclarecimento sobre o programa Pode Entrar e da PPP da habitação municipal.

SETRAM - Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans - São Paulo Transporte

SPTrans
Orientação sobre Bilhetes Único Especial da Pessoa com Deficiência; Entrega de documento para emissão de Bilhetes Único Especial da Pessoa com Deficiência; Orientação e atendimento sobre Atende+; e emissão do Bilhete Único Comum.

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego
Recepção de documentos e orientação sobre Autorização Credencial de idoso, Credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoa com deficiência.

SMS - Secretaria Municipal da Saúde
Realização de Multivacinação
Vacinação para todas as faixas etárias que estiverem presentes no evento.

Orientações sobre primeiros socorros
Demonstração de manobras de desengasgo de adulto e bebê e reanimação cardiopulmonar.

Orientações sobre alimentação saudável
Exposição e orientação a respeito de diferentes alimentos, a fim de estimular o consumo variado e saudável pela população.

Testagem em DST, orientação e distribuição de materiais
Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites. Palestras e orientações sobre prevenção e distribuição de preservativos e gel.

Exposição de animais sinatrópicos e composteira / cuidados com o mosquito Aedes
Exposição e orientações sobre os cuidados com os criadouros do mosquito Aedes Aegypt, cuidados com os animais sinatrópicos e suas doenças, como fazer sua composteira em casa.

TEA: Linha de Cuidado, Articulação em Rede e Apoio às Famílias/Cuidadores
Abordar o Transtorno do Espectro do Autismo entre profissionais da RAPS e da Rede Intersetorial. Desafios da inclusão e potencialidades do cuidado em diversos pontos de atenção da Rede.

Vivência em Deficiência Visual
Exploração de ambientes, texturas e sentidos, com privação da visão. Aproximação da população com a convivência com a privação sensorial, explorando as capacidades e oportunidades criadas pelo trabalho em reabilitação.    

Xian Gong
Prática da medicina tradicional chinesa, constitui em movimentos repetitivos para ativação da energia vital e equilíbrio do organismo. Prática que pode ser realizada por qualquer pessoa.

Yoga na cadeira
Prática indiana que inclui meditação e respiração. Pode ser feito para melhora da saúde e promover o bem-estar.                

SME - Secretaria Municipal de Educação
Apresentação dos serviços da Educação Especial: Perspectiva da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino; Auxiliar de Vida Escolar (AVE); Estagiários do Programa Aprender sem Limites; Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado (AEE) Itinerante; Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT); e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBs e Unidades Pólos de Educação Bilingue.

Polícia Civil do Estado de São Paulo
IIRGD - INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO RICARDO GUMBLETON DAUNT
Solicitação e emissão da primeira via do RG a menores de idade ou renovação (somente RG emitido no Estado de São Paulo) para pessoas com deficiência. Entrega de 60 senhas.

Documentos obrigatórios:

1ª via de RG a menores de até 15 anos
- Certidão de nascimento original e cópia;
- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;
- Presença do pai ou mãe, portando documento oficial de identidade (RG, Habilitação ou Passaporte) para assinatura da autorização;
- Responsável legal portando documento oficial de identidade e GUARDA OU TUTELA ORIGINAIS emitida e assinada pelo juiz(a) do Tribunal de Justiça.

1ª via de RG a menores de 16 e 17 anos
- Todos os documentos citados para menores de até 15, porém, sem a obrigação da
presença de pai ou mãe (exceto para os casos que o menor necessite de apoio).

2ª via de RG para qualquer idade
- As mesmas regras para a 1ª via aos menores de idade se aplicam aos menores que requeiram 2ª via;
- RG anterior original e cópia;
- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;
- Em caso de mudança de estado civil, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação de novo casamento, divórcio ou viuvez;
- Recibo do pagamento da taxa de 2ª via de RG.

Taxa de emissão de 2ª via de RG
Valor em 2022: R$ 47,96.
Isenções: Mulheres a partir de 60 anos; homens a partir de 65 anos; desempregado mediante apresentação da carteira profissional.

Instituto Fios de Ouro
CORTE DE CABELO GRATUITO
Atua há 25 anos na área da beleza voltada para formação profissional e prestação de serviços. Masculino: Corte social, corte degradê, barba, cavanhaque e sobrancelha; Feminino: Aparar as pontas e sobrancelhas. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.

Instituto Akhanda
ACUIDADE VISUAL
O Instituto Akhanda disponibilizará equipe médica para a realização do teste de Acuidade Visual. Além disso, também serão fornecidas orientações aos usuários que passarem pela avaliação oftalmológica. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.