Vila Formosa completa 100 anos

Participe dos festejos do centenário de vila Formosa.

Este mês a nossa tão querida e amada Vila Formosa completa 100 anos, e é claro que nós não iremos deixar essa data passar em branco.
E como parte das comemorações, vale relembrar um pouco da história de uma das regiões que se tornou símbolo da mescla de culturas e classes sociais.
Sabe-se que em meados do século XVII, Brás Cubas possuía terras, uma chácara, que de vez em quando visitava, tal chácara situava-se em terras dos atuais bairros do Pari ou Tatuapé. A área hoje pertencente à Vila Formosa, desde meados do século XIX, era ocupada por chacareiros e sitiantes. As notícias que se tem dessa época, afirmam que em 1.885, aproximadamente, esta área pertencia à família dos "Casa Grande", conhecida como Sítio Casa Grande.
Em 1911 passou a pertencer aos irmãos Jacob, de modo que uma parte de Vila Carrão, onde se localiza a atual Av. Guilherme Giorgi e a Vila Mafra pertenciam a Rafael Jacob, o antigo Sítio Salles. A zona do atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério da Vila Formosa, eram da Companhia Melhoramentos do Brás.
Originada na década de 20, com o loteamento do sítio Casa Grande, a região sofreu por um período com a resistência das pessoas para habitá-la. De toda forma, na década de 50 a zona leste começa a receber seus primeiros moradores, o que começaria moldar o que se compreendia por Vila Formosa na época.
Efetivamente, o bairro teve seu desenvolvimento iniciado em 1.933. A denominação "Formosa" foi escolhida pelos donos das terras, relembrando a antiga denominação da atual cidade de Ilhabela, que se chamava Formosa.
Alguns fatos se tornaram marcos na história deste distrito, dentre eles: sua primeira rua asfaltada, na época conhecida como Rua Um e hoje como Avenida Doutor Eduardo Cotching.
Embora os efeitos da sociedade moderna sejam evidentes e inevitáveis, quando observamos os mais diversos condomínios de classe média que ocuparam os lugares das antigas casinhas, ainda é possível observar uma forte herança histórica da Vila Formosa, isso por meio das suas mais variadas praças.
Atualmente o distrito abriga mais de 110 praças, que lembram aquelas cidades do interior e conta também com várias opções de restaurantes.
O Cemitério da Vila Formosa que é o maior da América Latina. Inaugurado em 1949, conta com uma área de 760 mil metros quadrados.
Segundo dados do IBGE no recenseamento de 2010, a Vila Formosa, cuja área compreende 6,60 km², tem população de 89.622 habitantes e densidade demográfica de  13.579 Hab/km².
O bairro de Vila Formosa fica situado a cerca de 9,5 quilômetros, em linha reta, do marco zero do centro da cidade, conta com anos de história e desenvolvimento.
Por isso, no dia 15/10/22 a partir das 10h00, estaremos te esperando na Praça Dr. Sampaio Vidal – Vila Formosa, para comemorarmos juntos o aniversário do nosso tão querido bairro.