Pátios de compostagem da Prefeitura são referência internacional e recebem visita de gestores de resíduos orgânicos

Pátio de compostagem da Sé recebe a visita de estudiosos suecos e de todas as regiões do país.

 Nesta Quarta-Feira (25), o pátio de compostagem da Sé vai receber a visita de representantes suecos da empresa Milav, de consórcios de todas as regiões do país, além de gestores que integram o Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nestes pátios, que oferecem tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos, recolhidos em feiras livres.


O evento foi idealizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia. A visita terá acompanhamento técnico e explicações sobre o processo de compostagem.


Ao todo, a cidade conta com cinco pátios de compostagem, localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus. De dezembro de 2015 a dezembro de 2021, os pátios receberam 31.544 toneladas de resíduos FLV (frutas, legumes e verduras) das feiras livres da cidade que estão no projeto Feira Sustentável, dando origem a aproximadamente 6.308 toneladas de composto ao longo desses seis anos.


Os pátios de compostagens possuem capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 3 mil toneladas de composto, no mesmo período.


O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente. O projeto também possui benefícios sociais devido o amplo uso do composto produzido, que é distribuído gratuitamente a agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por ONG´s.


Os insumos produzidos pelos pátios são doados para a comunidade em pacotes de meio quilo, usados na adubação de hortas e jardinagem.


O Secretário Executivo de Limpeza Urbana, Acácio Miranda, acompanha a visita.

Local: Avenida do Estado, n° 3.330
Data: 25/05/2022
Horário: 14h30

Pátio de compostagem da Sé

Em setembro de 2018, a região da Sé foi contemplada com 2º Pátio de Compostagem da cidade.

O terreno, com 5.563 m², localizado próximo à Avenida do Estado, região Central, conta com 10 leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, vindos das 32 feiras livres nos bairros: Bela Vista, Liberdade, Consolação, República, Sé, Santa Cecília, Bom Retiro e Cambuci.
Processo de compostagem


Na prática, o projeto se inicia nas feiras com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto e deixarem os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da prefeitura. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminha para os pátios de compostagem da cidade.


Chegando no pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada, provenientes do serviço público de poda da cidade. A poda possui a função de permitir a passagem de ar no interior da mistura, e, também, são misturados com a palha do transporte das frutas. Após isso, são dispostos em leiras (canteiros), de 2x20 metros, que é alimentada uma vez por semana. A leira entra em descanso e, após 30 dias, é feita uma homogeneização da leira que fica mais 30 dias em descanso. Ao final de 120 dias o material é retirado, peneirado e pronto para ser distribuído.
Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030


No mês de março, a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030 com a soma de quase R$ 3 milhões de recursos que serão usados para quem preservar o meio ambiente em áreas de proteção de mananciais.


O PSA possibilita que cidadãos que conservam ou que venham a recuperar suas propriedades rurais tenham o devido reconhecimento de seu valor como um todo e recebam pela ação. Podem receber o benefício pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietários ou tenham a posse mansa e pacífica de imóvel em área de recuperação de mananciais no município de São Paulo, seja urbano ou rural, privado ou público.


Assim, a Prefeitura, por meio do PSA, amplia seus esforços na proteção com sustentabilidade, dando visibilidade e valor aos agricultores dessa região, reconhecendo os serviços ambientais prestados, essenciais para a qualidade de vida de todos os moradores da cidade.


No evento também foi celebrado o título “São Paulo Capital Verde Ibero-Americana 2022”, concedido pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).