Vacinação contra Covid-19 e gripe segue em toda a rede de postos da capital nesta terça (17)

Os imunizantes contra o sarampo e poliomielite estão disponíveis apenas nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas; confira o público elegível

 Nesta terça-feira (17), a cidade de São Paulo segue com a vacinação em toda a rede de postos. Estão disponíveis nas unidades as vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

Podem receber a vacina contra a Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos; os postos aplicam primeiras (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs) para os públicos elegíveis.

Já a vacina contra a gripe, causada pelo vírus influenza, pode ser aplicada em grávidas e puérperas (até 45 dias após parto), além de idosos maiores de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, povos indígenas, profissionais da educação das escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência e/ou comorbidades. Além disso, também estão elegíveis os cidadãos das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Os imunizantes contra a Covid-19 e gripe estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, megapostos e drive-thrus da capital.

Sarampo e poliomielite

Para a vacina do sarampo estão elegíveis crianças de seis meses e menores de cinco anos, além dos profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Além disso, a vacinação contra poliomielite está disponível para crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto. Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Vale ressaltar que os imunizantes contra sarampo e Covid-19 não devem ser aplicados simultaneamente em crianças entre 5 e 11 anos de idade, devendo ser priorizada a imunização contra Covid-19.

Após um período de 15 dias, pode ser aplicada a vacina contra o sarampo. Já para a população acima de 12 anos, pode ser feita a imunização simultânea entre as vacinas de sarampo, gripe e Covid-19.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

Dia 17 de maio de 2022 (terça-feira)

Drive-thrus: Vacinação de adolescentes e adultos. Funcionamento das 8h às 17h.
Megapostos: Vacinação de adolescentes e adultos. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos podem ser consultados na página Vacina Sampa.