Cidade de São Paulo ganha três novos Ecopontos para o descarte gratuito de materiais

Com as novas unidades, localizadas nas Subprefeituras Aricanduva, Itaquera e Guaianases, a capital totaliza 118 Ecopontos

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou neste mês de fevereiro três novos Ecopontos na cidade, localizados nas Subprefeituras Aricanduva, Itaquera e Guaianases. Agora a capital paulista conta com 118 unidades para descartar gratuitamente resíduos recicláveis, poda de árvore, grandes objetos e até 1m³ de entulho.

.

 Foto: Divulgação/AMLURB

Com as novas unidades, a Subprefeitura Itaquera totaliza seis Ecopontos, enquanto as Subprefeituras Aricanduva e Guaianases contam com quatro estruturas, cada. No segundo semestre de 2020, a Prefeitura também inaugurou 11 novos Ecopontos. A iniciativa, que busca ampliar os equipamentos para o descarte correto na cidade, contempla as seguintes Subprefeituras: (2) São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.

 

Nos últimos anos, a adesão da população aos Ecopontos tem crescido gradativamente.

Comparando os últimos quatro anos, de 2016 a 2019, foi registrado um aumento de 56% de resíduos recebidos nas unidades. Estima-se que a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade. Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.666 locais com descarte irregular de lixo – 58% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.

 

Vale ressaltar que os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia do COVID-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

 

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira os endereços das novas unidades:

 

Subprefeitura Aricanduva/ Formosa / Carrão 

Ecoponto Aricanduva
Endereço: Rua Professor Alzira de Oliveira Gilioli, n°400


Subprefeitura Guaianases
Ecoponto Padre Nildo do Amaral
Endereço: Rua Padre Nildo do Amaral Júnior, n°900

 

Subprefeitura Itaquera
Ecoponto Caldeirão
Endereço: Rua Major Vitorino de Souza Rocha, n°90
 

Sobre a AMLURB

 

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.  Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).