CPDU planeja, coordena e aprova projetos urbanos

A Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (CPDU) é responsável pelos aspectos relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano do município, coordenando e acompanhando a elaboração de projetos que envolvem estruturação, acessibilidade e mobilidade, crescimento metropolitano e melhoria dos processos de gestão do desenvolvimento.

As principais atribuições das unidades de CPDU são: planejar, coordenar e executar os projetos de uso e ocupação do solo; emitir orientações para a instalação de atividades econômicas, equipamentos e outros empreendimentos que interfiram na estrutura e paisagem urbana; interferir em pequenas reformas e restaurar edificações tombadas ou preservadas; decidir pedidos de autorização para a realização de eventos; fiscalizar obras, limpeza pública, bancas de jornal, publicidade em áreas particulares, feiras livres, podas ou cortes de árvores; fazer intimações e interdições; emitir certidões, entre outros.

De janeiro de 2009 até agora, foram registradas 25 remoções de veículos abandonados, 33 mil cds e dvds piratas apreendidos, 458 intimações autuadas e 1524 documentos emitidos, entre eles certidões, alvarás, autos e licenças de atividade. O trabalho da coordenadoria já mostrou progressos este ano; no primeiro trimestre de 2010, o número de remoção de carros abandonados triplicou, comparado ao mesmo período em 2009.

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, hoje, é considerada a administração com melhor índice de solicitações resolvidas na ouvidoria do município da cidade de São Paulo, com 100% de casos atendidos em todas as coordenadorias.