PREFEITURA DE SÃO PAULO

SP ganha grelhas recicladas contra furtos

Instalação de grelhas de sarjeta, fabricadas com produtos recicláveis, deve economizar R$ 1 milhão para a cidade

29/04/2010 15h25

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras acaba de iniciar um projeto-piloto que pretende economizar cerca de R$ 1 milhão por ano. A pasta está instalando grelhas de sarjeta fabricadas com plástico reciclado (oriundas de embalagens de detergente, amaciante e desodorante, por exemplo), em substituição às grelhas de aço. O objetivo é evitar furtos destas grelhas.

As grelhas de material reciclado não têm valor comercial e funcionam da mesma forma que as de aço. Anualmente a Secretaria repõe cerca de 4.000 grelhas devido a furtos.

Os primeiros testes estão sendo realizados em 12 Subprefeituras da capital há cerca de seis meses. Na região da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, foram substituídas grelhas nas Avenidas Barreira Grande, Renata e Rua Manilha. Como não houve mais problemas como furto, quebras ou manutenção, a Secretaria determinou que o projeto-piloto seja ampliado e vá para outras regiões da cidade.

“As grelhas de material reciclável duram muito mais que as produzidas com outros materiais, além de representar segurança e economia para a cidade”, afirma Eduardo Haddad, subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão.

As grelhas servem para auxiliar o escoamento das águas, impedindo que objetos caiam em galerias e ramais, prejudicando o sistema de drenagem do município. São instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas de São Paulo.