Serviço de inclusão de deficientes auditivos chega à Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão

A central de Intermediação em Libras (CIL) permite que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos na cidade de São Paulo.

 A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço que permite que pessoas com deficiência auditiva e surdos tenham acesso aos serviços públicos na cidade de São Paulo por meio de vídeo chamada; e agora esta tecnologia chegou à Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão!

O sistema pode ser acionado tanto presencialmente, quanto online. O atendimento virtual exige que o munícipe faça download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares, tabletes, computadores e via website.

Já presencialmente, a comunicação entre munícipe-atendente funciona, basicamente, por meio de uma tela de computador: o funcionário da Sub AFC entrará em uma central que disponibilizará um intérprete ao vivo para realizar a mediação entre as duas pessoas. Deste modo, o que o atendente falar em seu microfone, será traduzido em libras para o deficiente auditivo. Quando este precisar se manifestar, ele irá reproduzir a linguagem dos sinais para a câmera que estará virada para o mesmo. O intérprete irá captar e falar no fone do funcionário aquilo que foi passado.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que tem como principal foco a inovação e, prioritariamente, a inclusão.

 

CIL

 

cil

 

CIL

 

CIL