Projeto de Educação Ambiental: "Córregos do Aricanduva"

Explicando o projeto:

 

Projeto de Educação Ambiental: “Córregos do Aricanduva”

O projeto “Córregos do Aricanduva” é considerado um incentivo à popularização da ciência e da responsabilidade social por meio da educação ambiental, que inter-relaciona a sociedade, a ciência e o poder público. O principal objetivo desse projeto foi envolver jovens adolescentes na temática de recursos hídricos, colocando-os como agentes participativos e multiplicadores das questões ambientais.
Os alunos do Colégio Soter, Colégio Costa Aguiar, da Escola Santa Marina e do Colégio Formosa estudaram a qualidade das águas dos córregos Ipiranguinha, Tapera, Rapadura e do rio Aricanduva, respectivamente, todos localizados nos distritos Aricanduva, Vila Formosa e Vila Carrão. As observações em campo e análises da água foram realizadas mensalmente entre setembro de 2016 e agosto de 2017. Nesse processo também foram realizados trabalhos de conscientização ambiental com os moradores próximos aos córregos, visando ao monitoramento colaborativo em longo prazo.
Ao final da primeira fase do projeto, os grupos apresentaram os resultados da qualidade da água e o trabalho desenvolvido no I Workshop “Águas de São Paulo: Bacia do Aricanduva”, abrindo uma discussão com todos os setores da sociedade, identificando a fonte dos problemas e propondo possíveis soluções.

Próximos passos
Após a aprovação de 83% dos alunos participantes dessa primeira edição, o CADES-AF está em contato com a UMAPAZ da SVMA para verificar a possibilidade de ampliar o projeto para outras Prefeituras Regionais da Zona Leste, em parceria com os CADES Regionais e o Fórum da Agenda 21 MacroLeste. Acreditamos fortemente que a educação ambiental atrelada à participação social permanente é o melhor caminho para alcançar a sustentabilidade.

Dados do projeto
Coordenador: Biól. Me. Fellipe Henrique Martins Moutinho
Colaboradoras: Prof.ª Me.ª Cinthia Ferreira da Silva e Biól.ª Me.ª Maila Paisano Guilhon e Sá
Escolas participantes: Colégio Soter, Colégio Costa Aguiar (Aricanduva), Escola Santa Marina e Colégio Formosa.
Região de abrangência: Distritos Aricanduva, Vila Carrão e Vila Formosa (Município de São Paulo/SP)
Vigência: agosto/2016 – dezembro/2017 (1ª edição)
 

Resultados das análises
Todos os dados parciais aqui disponibilizados são destinados à sociedade, sendo que a utilização dos mesmos está parcialmente autorizada desde que citada a fonte. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para cades.afc@gmail.com.