Coleta Domiciliar Comum

Saiba como funciona o processo de Coleta Domiciliar Comum da capital

O serviço de coleta domiciliar comum porta a porta está presente em 100% das vias, cobrindo os 96 distritos do município de São Paulo e conta com aproximadamente 5 mil funcionários e 386 veículos. A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) é responsável pela coleta, destinação e tratamento ambientalmente correto dos resíduos coletados.
As duas concessionárias responsáveis pela coleta na cidade são: Loga, encarregada pela prestação dos serviços divisíveis no agrupamento Noroeste (Centro, Norte e Oeste) e Ecourbis, responsável pelo agrupamento Sudeste (Sul e Leste); ambas possuem concessão de 20 anos.

Por dia a cidade de São Paulo descarta 12 mil toneladas de resíduo domiciliar, cerca de 360 mil toneladas por mês. Em 2018 o serviço de coleta domiciliar comum recolheu aproximadamente 3 milhões de resíduos, e já no primeiro semestre deste ano foram coletados cerca de 1 milhão de resíduos comum.

Os sacos de resíduos devem ser colocados nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, evitando que os resíduos ensacados fiquem expostos por muito tempo com perigo de serem rasgados. Para coleta domiciliar diurna, os resíduos devem ser dispostos nas vias públicas em até duas horas antes do horário da coleta e para coleta domiciliar noturna, os sacos devem ser dispostos somente após as 18h.
A autarquia, em parceria com os consórcios responsáveis pela coleta na cidade, promove ações constantes de conscientização com os munícipes, orientando sobre horários e maneiras adequadas de realizar o descarte dos resíduos.
Colocar os sacos de lixo em vias públicas fora do horário da coleta é passível de multa no valor de R$ 81,98, conforme estabelece a Lei de Limpeza Urbana, nº 13.478/02º, artigo 151. É importante ressaltar que a mesma Legislação permite que o caminhão leve até 50 Kg de entulho por dia de coleta.

Dias e horários da coleta
Consulte os dias e horários que a coleta domiciliar comum e/ou seletiva passa na sua região:


• LOGA (Regiões Oeste, Norte, Centro e parte da Leste). Atende às subprefeituras: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

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• ECOURBIS (Regiões Sul e parte da Leste). Atende às subprefeituras: Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.

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Ciclo da Coleta Domiciliar Comum

 

Após o recolhimento, os resíduos são encaminhados aos aterros sanitários para destinação e tratamento correto. A capital dispõe de dois Aterros: Centro de Disposição de Resíduos (CDR) Pedreira - Estrada da Barrocada n°7450 e Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL) - Avenida Sapopemba, n°22.254.

Essas áreas contam com garantias de proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação do lençol freático, solo e rios. Todo resíduo colocado é coberto com camadas de solo, portanto, não fica exposto a céu aberto. Após o esgotamento dos aterros a área é totalmente coberta, e, depois que o nível de contaminação for praticamente zerado, esta poderá ser utilizada como área de lazer.

Nova identidade visual dos uniformes e caminhões de coleta

Os caminhões e uniformes do serviço de coleta domiciliar, comum e reciclável, receberam novas cores e layouts, a fim de harmonizar com a nova identidade visual dos serviços de varrição e padronizar as cores entre os consórcios de coleta.

Desta forma, os caminhões e uniformes do serviço de coleta comum serão de cor cinza, das duas concessionárias que realizam o atendimento. Os uniformes do modelo feminino agora possuem um lenço no pescoço e foi acrescentado mais faixas retrorrefletivas para aumentar a visibilidade e segurança dos coletores durante o período noturno.

Portanto, a cor laranja passa a representar os serviços de limpeza urbana; a cinza, a coleta domiciliar comum; e o verde, a coleta de recicláveis. Essa mudança é de extrema importância para facilitar o entendimento dos munícipes em relação aos diversos serviços prestados pela Prefeitura, como por exemplo, que existe um caminhão diferente para recolher somente os resíduos recicláveis.


Central de atendimento
Em casos de falha no atendimento do serviço da coleta domiciliar comum ou reciclável e/ou para denuncias de munícipes que depositam os sacos de lixo nas vias antes do horário ligue para central de atendimento 156.