Guardiãs do Jardim Lapena atuam na luta contra o descarte irregular de lixo na Zona Leste da cidade

O grupo formado por cerca de 100 mulheres busca conscientizar a população local sobre o descarte correto de materiais e aumentar a adesão ao Ecoponto da região

 
Foto: Anselmo Srraf

 

A luta contra o descarte irregular de lixo no entorno do Ecoponto Jardim Lapena, na região da Subprefeitura de São Miguel Paulista, ganhou o reforço das Guardiãs do Jardim Lapena, um grupo formado por 100 mulheres que busca conscientizar a população local sobre o descarte correto dos materiais e aumentar a adesão ao Ecoponto da região. A ação é uma iniciativa do projeto comunitário Varre Vila, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), Subprefeitura de São Miguel Paulista e da empresa responsável pela zeladoria na Zona Leste, Corpus Saneamento e Obras. 

Para atuarem na conscientização da comunidade local, as guardiãs participaram no dia 21 deste mês do primeiro encontro de capacitação, que será aplicado durante todo o mês de março pelo projeto Varre Vila. Os encontros serão ministrados por Ionilton Aragão, coordenador do programa, que abordará a importância do descarte correto nos pontos de entrega voluntária, sua função, importância para preservação do meio ambiente, materiais recebidos e funcionamento.

Essa iniciativa busca formar multiplicadoras de informações e provocar uma mudança cultural no local, conforme afirma o coordenador do projeto. “Uma vez limpo, como a gente convence as pessoas a manter? A levar as coisas para o Ecoponto? Por isso o trabalho das guardiãs é tão importante, elas ajudam a cuidar, não só fazendo um trabalho de fiscalização, mas sim de orientação”, diz Ionilton Aragão.

Presente no primeiro encontro, a guardiã Maria Lúcia de Oliveira já consegue ver alguns resultados sendo alcançados. “Acredito que o bairro está participando de uma grande evolução para a limpeza da região, e já consigo ver um maior envolvimento da comunidade.Estou honrada de participar dessa transformação”, pontuou.

Durante os encontros também serão realizados mutirões de limpeza no local, com atuação dos serviços de varrição, capinação, pintura de guias e postes e remoção de entulho e grandes objetos das vias. Atendendo ao pedido da comunidade, também serão instaladas cerca de 20 papeleiras em pontos estratégicos da região. Além do Ecoponto no bairro Jardim Lapena, a Subprefeitura de São Miguel Paulista ainda conta com mais seis unidades. Confira os endereços:

Ecoponto Imperador: Av. Ribeirão Jacu, n° 201 (Baixo do Viaduto Jacu Pêssego)
Ecoponto Carlito Maia: Rua Domingos Fernandes Nobre, nº 109
Ecoponto Pedro Nunes: Rua da Polka, nº 100
Ecoponto Itaqueruna: Rua Domitila D'Abril s/nº x Av. Nordestina
Ecoponto Varre Vila: Tiradentes, 77 x Rua Primeiro de Maio
Ecoponto Vitória Popular Parque São Carlos: Rua El Rey nº 508 – Vila Jacui
Ecoponto Jardim Lapena: Rua Rafael Zimbard, n°49 - JD Lapena - Baixos do Viaduto Jacu Pêssego


Projeto Varre Vila
Lançado em 2012, o projeto Varre Vila é uma iniciativa comunitária para combater o descarte irregular de lixo na cidade, através de limpeza e educação ambiental. O projeto, que conta com o apoio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) e da empresa de limpeza urbana Corpus Saneamento e Obras, está presente em diversas comunidades da Zona Leste do município e desenvolve articulações e mobilizações com moradores e instituições locais para dialogar sobre o manejo e descarte correto de resíduos sólidos, limpeza urbana, armazenamento dos resíduos domiciliares e educação ambiental.