Prefeitura de São Paulo lança projeto para eliminar e revitalizar 900 pontos de descarte irregular de lixo

Em parceria com as Subprefeituras e os moradores da região, o projeto Revitaliza SP pretende transformar 18 locais por semana

 

Atualmente a cidade de São Paulo possui 2.403 pontos viciados de descarte irregular, locais que recebem constantemente entulho, resíduos domiciliares e móveis velhos. Desse total, a Prefeitura estima que 918 desses pontos são criados por moradores que fazem o descarte irregular próximo às residências. Com isso, a fim de eliminar esses pontos e conscientizar a população, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) lança o projeto Revitaliza SP, uma ação que pretende revitalizar 900 pontos viciados em um ano.

Na prática, a ação acontece todos os sábados em parceria com os consórcios de varrição, coleta domiciliar, Subprefeituras e os moradores de cada região. Semanalmente os locais menores que 1m³ receberão além da retirada do lixo, pintura de guias e muros, instalação de flores e plantas em pneus reutilizados, entre outras atividades que fazem parte da operação de revitalização de pontos viciados.

Iniciada em janeiro deste ano, a operação do projeto já conta com 57 pontos revitalizados, 887 agentes de limpeza e conscientização envolvidos, 2.466 moradores dos bairros próximos, 32 instituições e 2.722 pessoas conscientizados. Ao todo, foram retiradas das vias 231,5 toneladas de resíduos recolhidos.

“A ideia é eliminarmos os pontos que conseguirmos combater sem uma ação policial, envolvendo assim, limpeza e educação ambiental. O intuito de conscientizar as pessoas é mostrar que há serviços corretos para descartar esses resíduos, como os 104 ecopontos para entulho, cata-bagulho mensalmente e coleta domiciliar em 100% da cidade” comenta Evaldo Azevedo, Diretor de Serviços da Amlurb.

 

 

Para isso, durante a semana as equipes de educação ambiental passarão nas residências convidando os moradores e instituições para participarem da atividade. As equipes também irão entregar informativos sobre onde descartar corretamente os resíduos, como o endereço dos Ecopontos mais próximos da região, informações sobre a operação Cata bagulho e os dias e horários da coleta domiciliar comum e seletiva.

Descarte correto
Para descartar corretamente os resíduos que estão nesses pontos viciados, à população conta com diversos serviços públicos, que recebem esses materiais. No caso do entulho, o munícipe pode descartar até 50kg na coleta domiciliar, até 1m³ em um dos 102 Ecopontos e para maiores quantidades contratar uma caçamba cadastrada.

O resíduo domiciliar possui coleta porta a porta em 100% das vias do município, cobrindo os 96 distritos da cidade. Já para o descarte de volumosos, mensalmente a operação Cata-Bagulho passa nas vias recolhendo esses resíduos ou o munícipe pode levar até um Ecoponto.