Equipamentos de Reciclagem ganham mensagens educativas para incentivar o descarte correto durante o Carnaval de São Paulo

Os 247 Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis estarão com frases inspiradas em famosas marchinhas de carnaval

Divulgação: Amlurb

A fim de incentivar o descarte correto dos materiais recicláveis durante os blocos de rua e ajudar a produzir um carnaval mais consciente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) instalou 247 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na cidade com frases educativas inspiradas em famosas marchinhas de carnaval. Os equipamentos estarão distribuídos nas principais ruas e avenidas da cidade, além do sambódromo, e devem impactar cerca de 15 milhões de pessoas.

Os Pontos de Entrega Voluntária, que recebem os materiais recicláveis, estão com três mensagens educativas: “Eí, você aí, joga o seu reciclável aqui!”, “Ó abre alas, que minha latinha vou reciclar!” e “Alô Folião! Embalagem no chão, não!”. Além dos PEV’s, os foliões contarão com 505 contêineres e 1.140 cestos aramados para descartar os resíduos durante os eventos.

Pelo segundo ano consecutivo, todos os resíduos coletados pelos 2.947 mil agentes durante o serviço de varrição serão enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital (Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena), com o objetivo de reciclar o máximo possível dos materiais.

 

Operação em números

Fonte: divulgação/Amlurb

 

Operação de limpeza no sambódromo

A Prefeitura, por meio da Amlurb, também realizará a limpeza do Sambódromo do Anhembi durante os cinco dias de desfiles das escolas de samba. A operação contará com 169 agentes, 35 veículos e 45 equipamentos, além da participação de duas cooperativas de reciclagem habilitadas pela Prefeitura.

Assim como no carnaval de rua, todos os resíduos coletados durante a varrição serão enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital. A renda obtida pela comercialização dos recicláveis beneficia cerca de 900 famílias de cooperados.