Prefeitura realiza primeira grande doação de composto orgânico para a Associação de Agricultores da Zona Leste

A Amlurb irá doar cerca de 10 toneladas de adubo de qualidade proveniente do Pátio de Compostagem de São Mateus

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, realizará nesta quinta-feira (22), às 13h30, a primeira grande doação de composto para a Associação de Agricultores da Zona Leste. Serão doadas cerca de 10 toneladas de adubo provenientes do Pátio de Compostagem de São Mateus, que faz parte do Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis. O evento contará com a presença do Presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho, e o Subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal.

Atualmente a associação, fundada em 2009, conta com 14 hortas e 30 agricultores responsáveis por uma produção mensal de mais de 2 toneladas de alimentos. A associação tem o objetivo de proteger áreas de mananciais e promover o cultivo de forma orgânica entre os seus associados. A instituição ainda presta um trabalho de assessoria aos agricultores da região em prol de uma agricultura urbana sustentável, encurtando as distâncias entre os centros urbanos e o campo.


Uma das maiores dificuldades para os agricultores urbanos que desejam mudar o sistema de plantio convencional para modelos agroecológicos é o acesso a insumos naturais. Os Pátios de Compostagem da capital transformam os resíduos orgânicos em adubo de qualidade e disponibilizam composto orgânico gratuitamente aos munícipes, inclusive aos novos agricultores.

 


Composto orgânico não peneirado

O Pátio de Compostagem de São Mateus, inaugurado em dezembro do ano passado, conta com 3.100 m² e dispõe de nove canteiros com capacidade para receber semanalmente até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região.

Sobre o Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, pode ser desenvolvido composto de qualidade.
Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. A iniciativa é resultado de uma parceria da Amlurb com as Subprefeituras e as empresas de varrição da capital. O projeto atende algumas metas do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo 2019- 2020.


Doação de composto no Pátio de São Mateus
Local: Pátio de Compostagem de São Mateus, R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço
Data: 22/08, quinta-feira
Horário: 13h30


Endereços dos Pátios
+ Lapa: Av. José Maria de Faria, n° 487 - Lapa de Baixo.
+ Sé: Av. do Estado, n° 3330 – Canindé.
+ Mooca: R. Cirino de Abreu, n° 456 – Guaiauna.
+ São Mateus: R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço.
+ Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kyoshi Shimuta, próximo ao nº 111