Amlurb promove ação de limpeza urbana com estudantes em comemoração ao Dia do Estagiário

Estudantes e agentes de limpeza revitalizaram um ponto de descarte irregular no sábado (17) na região central da cidade

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, em parceria com o banco GMAC promoveu uma ação de conscientização ambiental com estudantes do banco, em comemoração ao Dia do Estagiário (18). A atividade aconteceu no sábado (17), no bairro Campos Elíseos, região central da capital, que é um ponto de descarte irregular de resíduos.


Os jovens acompanharam os funcionários da Sustentare, consórcio responsável pelos serviços de limpeza urbana do centro, na retirada de lixo, pintura de guias e muros, instalação de flores e plantas em pneus reutilizados, entre outras atividades que fazem parte da operação de revitalização de pontos viciados.

O envolvimento da sociedade em ações de zeladoria do município incentiva cada vez mais o descarte correto dos resíduos e ajuda a manter a cidade limpa. A Prefeitura também disponibiliza equipes de conscientização ambiental para orientar os munícipes de porta em porta sobre o descarte regular.

Nos últimos anos, o município vem combatendo o descarte irregular nas ruas e com isso, houve a diminuição de 35% dos pontos viciados. Em 2016, havia cerca de 4 mil pontos viciados e já no primeiro quadrimestre deste ano foram registrados aproximadamente 2.509 pontos.


Uma das iniciativas para o descarte correto de entulho e resíduos recicláveis são os 102 Ecopontos distribuídos pela cidade, que recebem até 1m³ de entulho, poda, volumosos e recicláveis. A cidade ainda conta com aproximadamente 104 mil papeleiras e está prevista uma instalação de mais 150 mil unidades, mais de 32 mil equipamentos apenas na região central da capital.

 

Sobre a AMLURB


Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.
Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).