Prefeitura coleta 57.4 toneladas de resíduos durante a Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Do total recolhido, estima-se reciclar cerca de 48% dos resíduos

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) recolheu 57.4 toneladas de resíduos durante a Marcha para Jesus, que aconteceu na quinta-feira (20) e a 23° Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorreu no domingo (23). Os dois eventos receberam um público total de 3 milhões de pessoas, segundo os organizadores.


Durante a Marcha para Jesus foram coletados 22.8 resíduos, sendo reciclados 48% desse total. Já na Parada do Orgulho LGBT foram recolhidos 34,24, onde 45% desses resíduos puderam ser reciclados. Nesse evento, além das empresas de varrição, a Amlurb contou com a participação da Cooperativa Central Tietê, que coletou cerca de 3 toneladas de recicláveis.


Todos os resíduos coletados pelo serviço de varrição foram enviados a Central de Triagem Mecanizada Ponte Pequena. Nesses locais o material passa por um processo de seleção – onde os resíduos são compactados e comercializados para geração de renda de catadores.


Esse ano os eventos contaram com o total de 675 funcionários entre agentes de limpeza urbana, motoristas e fiscais, além de 64 Pontos de Entrega Voluntária para o descarte de resíduos recicláveis como plástico, metal, papel e vidro e 220 cestos aramados distribuídos pelas vias para o descarte de lixo comum.


Sobre a AMLURB


Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1804