Semana do Meio Ambiente: Movimento Recicla Sampa promove ação de conscientização na Estação Luz da Linha 4-Amarela

Evento contará com a presença de agentes ambientais, distribuição de composto orgânico e panfletos educativos

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, o Movimento Recicla Sampa, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), irá promover diversas ações e serviços de educação ambiental para reforçar para população a importância do descarte correto de resíduos. Em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, na quarta-feira (5), Dia Mundial do Ambiente, será instalada uma tenda do Recicla Sampa na Estação Luz, ao lado da catraca, próximo a cabine da SSO.

O evento contará com a presença de agentes ambientais para informar e tirar dúvidas dos passageiros sobre a separação de resíduos. Também serão distribuídos folhetos educativos e saquinhos de composto orgânico, provenientes dos Pátios de Compostagem da Prefeitura, uma iniciativa da Amlurb para diminuir a quantidade de resíduos orgânicos destinados a aterros. Desde 2015 já foram desviados cerca de 9.300 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram em torno de 1.860 toneladas de adubo de qualidade. Os Pátios ficam localizados na Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Matheus.

“Na capital paulista cerca de 40% dos resíduos coletados poderiam ser reciclados, se fossem separados corretamente. Com isso, somente algo como 7% do potencial de reciclagem presente nos resíduos domiciliares são reciclados”, ressalta Edson Tomaz Filho, presidente da Amlurb.
 

Sobre o Movimento Recicla Sampa
 

O Movimento Recicla Sampa foi criado para promover o aumento da quantidade de materiais recicláveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.
A plataforma, lançada em fevereiro deste ano, é resultado da parceria entre Loga e EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza.
São Paulo produz diariamente 12 mil toneladas de lixo domiciliar, o que significa dizer que, anualmente, a capital é responsável pela geração em média 3,6 milhões de toneladas de resíduos. Os números colocam a cidade no topo do ranking das que mais geram lixo do país. Para se ter uma ideia, a quantidade de lixo produzida poderia cobrir até 53 metros de altura de toda a avenida Paulista, principal via da cidade.
O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.


Serviço – Ação de conscientização Recicla Sampa
                                                                                                                                                                                                    Local: Estação Luz
                                                                                                                                                                                           Horário: Das 10h às 16h
                                                                                                                                                                                          Endereço: Av. Casper Libero, 598. Ao lado da catraca, próximo a cabine da SSO.

 

Sobre a AMLURB
 

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).
 

Sobre a ViaQuatro:
 

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

Informações Imprensa
                                                                                                                                                                                                Comunicação Amlurb
                                                                                                                                                            imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
                                                                                                                                                                                                    (11) 3397-1804 / (11) 9 9665-6297