Amlurb promove ações de conscientização sobre reciclagem para Semana do Meio Ambiente

Mutirão de limpeza, distribuição de composto orgânico e visitas as centrais mecanizadas são algumas das atividades oferecidas pela Autarquia

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1 a 5 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) promove uma série de atividades relacionadas à reciclagem, compostagem e educação ambiental em resíduos sólidos. As atividades visam à conscientização e a participação da sociedade no processo de separação e tratamento dos resíduos. Para compor a agenda de ações, o primeiro evento será de Mutirão de Limpeza no sábado (1) e conta com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O Mutirão de Limpeza Urbana que marca o início das novas empresas de varrição será no M'Boi Mirim, região sul da cidade, onde serão oferecidos os serviços de pintura de guias, remoção de propagandas irregulares, retirada de entulho, varrição, entre outros. E tem mais! Para marcar o pontapé inicial das empresas serão apresentados os novos uniformes dos agentes de limpeza que passarão por uma modernização com mais refletivos, modelo feminino e a mudança de cor, do verde tradicional para o laranja.

Entre os dias 3 e 5 de junho, as Centrais Mecanizadas Maria Carolina de Jesus e Ponte Pequena receberão visitas de escolas municipais, instituições e público geral, que estiverem previamente cadastrados. Será distribuído composto orgânico nos cinco Pátios de Compostagem, localizados na Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Matheus. Os pátios também estarão abertos para visitas nesse período.

Recicla Sampa

Durante toda semana, o movimento Recicla Sampa, que visa ampliar a coleta seletiva na capital, fará ações para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô será instalada uma tenda do movimento na estação Luz, com a presença de agentes ambientais para informar e tirar dúvidas dos usuários sobre a separação de resíduos. Serão entregues folhetos educativos e saquinhos de composto orgânico, provenientes dos Pátios de Compostagem da Prefeitura, uma iniciativa da Amlurb para diminuir a quantidade de resíduos orgânicos destinados a aterro.

A partir de 1° de junho os caminhões de coleta seletiva tocarão o jingle do Recicla Sampa. “Atualmente a cidade de São Paulo possui dois formatos de coleta domiciliar, a comum e a reciclável, que passam em dias e horários diferentes. Pensando na importância do descarte correto dos resíduos, a Amlurb fará uma ação especial nos caminhões de coleta seletiva” comenta Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb. Está previsto para até o final do mês de junho que todos os 77 caminhões de coleta seletiva estejam com o jingle implementado.

 

 

Além disso, os relógios urbanos distribuídos por toda capital paulista que mostram a hora, temperatura e qualidade do ar, receberão a comunicação visual do Recicla Sampa orientando a população sobre a importância de separar o lixo em dois: comum e reciclável. A comunicação será exibida durante toda a Semana do Meio Ambiente.


Serviços

Mutirão de Limpeza
Data: 1 de junho
Horário: 9h às 15h
Endereço: Avenida Inácio Dias da Silva, altura do número 38 esquina com a Rua Manuel Dias Leme - Ref: Em frente ao sacolão - M'Boi Mirim

Visitas às Centrais Mecanizadas
Central Mecanizada Maria Carolina de Jesus
Agendamento através do site: https://www.loga.com.br
Data: 3, 4 e 5 de junho
Horários: 10h e/ou 15h

Central Mecanizada Ponte Pequena
Agendamento através do e-mail: eleal@courbis.com.br
Data: 3, 4 e 5 de junho
Horários: 10h e/ou 14h


Visitas aos Pátios de Compostagem + Doação de Composto
Data: 3, 4 e 5 de junho
Horários: das 15h às 17h
Agendamento para grupo acima de 20 pessoas: compostagem@prefeitura.sp.gov.br

Recicla Sampa na Estação Luz – Linha 4 Amarela
Data: 5 de junho
Horário: 10h às 16h
Endereço: Av. Cásper libero, n° 598.


Sobre a AMLURB

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1804