Profissionais de limpeza urbana são homenageados pelo “Dia do Gari”

Cidade de São Paulo conta com aproximadamente 14.500 agentes que trabalham diariamente para garantir que os resíduos gerados pelos mais de 12,8 milhões de cidadãos tenham o tratamento e destinação correta

 

No dia em que é comemorado o dia do profissional de limpeza urbana (16 de maio), a Prefeitura de São Paulo, em conjunto com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), homenageou os profissionais pelos serviços prestados a cidade. Quatro medalhas foram entregues para dois funcionários que representam os serviços de varrição e outras duas para profissionais do serviço de coleta domiciliar. O evento aconteceu na sede da Prefeitura, no Edifício Matarazzo, região central.

“Hoje é o dia da população da cidade de São Paulo dizer muito obrigado aos mais de 14 mil agentes, que são verdadeiros campeões. Hoje é um dia de agradecimento a todos que se dedicam não apenas exercendo uma profissão, mas, acima de tudo, que se dedicam para a cidade. São Paulo é cada vez melhor graças ao esforço e a colaboração de cada um”, afirmou o prefeito Bruno Covas, que entregou as homenagens.

A cidade de São Paulo conta com aproximadamente 14.500 agentes de limpeza, sendo que mais de 9 mil profissionais são responsáveis pelo serviço de limpeza urbana e mais de 5 mil pela coleta domiciliar. Esse batalhão garante que os resíduos gerados pelos mais de 12,8 milhões de cidadãos da cidade de SP tenham o tratamento e destinação correta.
“É desta profissão que eu vivo há 42 anos, que eu criei a minha família e que sustento até hoje. As pessoas deveriam valorizar mais este trabalho, ter mais cuidado e cooperar mais com o pessoal. Eu adoro o meu trabalho e enquanto tiver saúde e meu chefe deixar vou continuar aqui”, disse o agente Antônio Aparecido Zanetti.

Somente em 2018 foram recolhidas 81,7 mil toneladas de resíduos de varrição no Município e foram realizadas 1.231.659 operações de Limpezas de Boca de Lobo e Bueiros na capital, que resultou na coleta de 735 mil toneladas de entulho.
“Eu me sinto muito importante por ter recebido esta homenagem, já que na maioria dos dias as pessoas não reconhecem o nosso serviço. Estas ações ajudam a valorizar o nosso trabalho”, disse a agente Maria José dos Santos.

Atualmente, a Prefeitura oferece os serviços de limpeza de monumentos e áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta domiciliar, Ecopontos, Pátios de Compostagem e Cata Bagulho.


Confira os profissionais homenageados:

Karine Ingrid Reis, 23 anos, é agente de varrição e atua nos ecopontos, onde aprendeu a separar o resíduo e a atender os munícipes. “Gostaria que as pessoas valorizassem mais as pessoas que trabalham nesse ramo de limpeza, porque sem esses agentes a cidade estaria suja. Desejo um feliz dia do gari a todos esses profissionais ”, conta Karine.

Robson Rodrigues do Carmo, 47 anos, atua há um ano na Limpeza Urbana de São Paulo. Graças ao seu trabalho como varredor conquistou sua tão sonhada casa própria e um carro. Iniciou a carreira como ajudante e foi promovido a varredor. Incentivado pela empresa, decidiu voltar a estudar e concluiu o ensino médio.


Maria José dos Santos, 33 anos, é casada e mãe de dois filhos. Trabalha na EcoUrbis desde 2013 na coleta seletiva. Como agente de limpeza ela acredita que é seu papel divulgar informações para os munícipes sobre a coleta seletiva para diminuir o número de pessoas que misturam resíduos orgânicos com materiais recicláveis.


João Carlos Valentim da Silva, 49 anos, casado, morador da Zona Norte, pai de 4 filhos, dois deles adotados. Trabalha como agente de limpeza desde 2001, atuando há sete anos na coleta seletiva. Com o suor do seu trabalho conseguiu realizar vários sonhos, entre eles dar condição de estudo para os filhos e a compra de um carro para passear com a família.

Sobre a Amlurb
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da Amlurb, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.