Inaugurado o quarto pátio de compostagem na cidade

Localizado na Zona Leste, o Pátio São Mateus receberá quase 3 mil toneladas/ano de resíduos orgânicos

 

Nesta semana, a Prefeitura inaugurou o quarto pátio de compostagem de São Paulo. Localizado na Zona Leste, o Pátio São Mateus tem capacidade de receber até 2.880 toneladas/ano de resíduos que, depois de tratados, serão transformados em composto orgânico de qualidade. O material é ideal para adubar a terra de parques e praças e também pode ser distribuído gratuitamente aos interessados que retirarem o produto.

O Pátio São Mateus faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição.

 

A unidade, na Rua Forte do Araxá, n° 409, conta com 3.100 m², dispõe de nove canteiros com capacidade para receber semanalmente até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região.

“É o segundo pátio de compostagem da Zona Leste. O primeiro fica na Mooca. Até o final deste mês, teremos mais um, o da Ermelino Matarazzo”, afirma Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.

 

 

Outros endereços
O Pátio de São Mateus soma-se a outras três estruturas da cidade: Lapa, Sé e Mooca. Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de 60 toneladas/semana, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em aproximadamente 624 toneladas de composto orgânico de alta qualidade. As unidades da Sé e Mooca, inauguradas nos meses de setembro e novembro, podem retirar anualmente dos aterros sanitários 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

 

Sobre o Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis
Criado há três anos, o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição, para o atendimento das metas de PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

 

Serviço

Endereços

Lapa: Av. José Maria de Faria, n° 487 - Lapa de Baixo.
Sé: Av. do Estado, n° 3330 – Canindé.
Mooca: R. Cirino de Abreu, n° 456 – Guaiauna.
São Mateus: R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço.

Contatos

E-mail: compostagem@prefeitura.sp.gov.br

Telefone: (11) 3397-1777