AMLURB promove minicurso sobre compostagem

Encontro no dia 13/4 contou com a parceria da Umapaz, prefeitura regional da Lapa e Inova

A AMLURB realizou na tarde de sexta-feira, 13 de abril, o minicurso “O que é e para que serve a compostagem”, em parceria com a Inova – empresa responsável pelo serviço de varrição no agrupamento noroeste da capital –, prefeitura regional da Lapa e a Umapaz.


O encontro de duas horas no pátio de compostagem da Lapa teve como base a técnica do projeto Feiras Sustentáveis, cujo processo utiliza apenas resíduos de frutas, verduras e legumes provenientes de 52 feiras livres da prefeitura regional da Lapa. Além da explanação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o pátio onde o resíduo repousa para a decomposição biológica e a aplicação do composto.


A cidade de São Paulo coleta diariamente cerca de 12 mil toneladas de resíduos domiciliares, sendo a maior parte composta por orgânicos (aproximadamente 50%). Entre as alternativas para evitar que esse tipo de resíduo vá parar nos aterros sanitários está a compostagem que, atualmente, é considerada pela FAO (órgão da ONU para a Agricultura e Alimentação) como uma solução estratégica para os resíduos sólidos orgânicos, devido ao seu papel na indução da transição agroecológica para uma alimentação saudável e sustentável e na redução das emissões de gases de efeito estufa.