Prefeito destaca política de reciclagem adotada em São Paulo em feira de catadores

A capacidade de reciclagem da cidade triplicou com a inauguração de duas centrais mecanizadas de triagem de resíduos e a ampliação da coleta seletiva

O prefeito Fernando Haddad destacou nesta segunda-feira (1º) as ações da política ambiental da cidade na Expo Catadores, feira voltada à promoção da reciclagem e ao ofício dos catadores de resíduos sólidos, realizada no Centro de Exposições do Anhembi, na zona norte. Na ocasião, Haddad defendeu o fim dos lixões e ressaltou que São Paulo deve dar exemplo para o país e para outras cidades da América Latina.

"Nós não queremos os lixões. Nós não queremos a incineração. O que nós queremos é uma economia sustentável. Nós sabemos que tudo que é chamado de lixo era equivocadamente desperdiçado. Nós vamos recuperar todo esse material, vender para a indústria, utilizar a renda para melhorar as condições de vida dos catadores, que foram os pioneiros no Brasil da economia sustentável. Essa agenda é prioridade para a cidade de São Paulo e nós vamos ser um exemplo para o Brasil e para a América Latina na parceria com os catadores", disse o prefeito.

Haddad lembrou os participantes que o seu compromisso com a coleta seletiva não vai excluir os catadores, mesmo quando os processos forem mecanizados. Neste ano, a Prefeitura inaugurou duas centrais mecanizadas de triagem de resíduos sólidos, iniciativa inédita no continente latino-americano.

As centrais mecanizadas triplicaram a capacidade de reciclagem da cidade, passando para 7% dos totais de resíduos produzidos ou quase 19% considerando somente os secos, mas ainda recebem volumes inferiores à quantidade que são capazes de triar. A meta é até 2016, ter capacidade de reciclagem de até 25% dos resíduos secos ou 10% do total com outras duas novas centrais.

"Vamos dar exemplo que não é admissível separar a questão social da questão ambiental. O nosso programa é socioambiental. De respeito ao meio ambiente, mas sobretudo ao ser humano, sobretudo àquele que ensinou a sociedade a tratar diferente aquilo que ela desperdiçava e a ver riqueza onde ela via lixo", afirmou Haddad.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a política socioambiental da cidade e destacou o papel dos catadores. "A população vai crescer, mas o planeta Terra será o mesmo. A gente pode cuidar da própria sujeira que a gente faz e podemos cuidar do meio ambiente em que vivemos. O que vocês estão dando é uma lição de cidadania a este país. Catar um pedaço de papelão é muito mais digno do que jogar um pedaço de papel na rua", afirmou.

Durante seu discurso, o prefeito citou também as redes de supermercados como uma nova parceira no que diz respeito à coleta seletiva. Isso porque elas serão as responsáveis pela distribuição de sacolinhas plásticas padronizadas para o descarte de resíduos sólidos secos e recicláveis, por meio do Programa de Coleta Seletiva.

Também acompanharam a visita o secretário municipal Simão Pedro (Serviços), a secretária-adjunta Larissa Beltramim (Direitos Humanos e Cidadania) e o presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Silvano Silvério da Costa.

Crédito: SECOM