Prefeitura adota medidas para combater o coronavírus em feiras livres em São Paulo

A partir do dia 24 de março, barracas deverão conter distância mínima umas das outras e fica proibido o consumo de bebidas e comidas no local

Por Ligia Taddeo 

Cada região de São Paulo é abastecida por alimentos frescos e de qualidade para a população por diferentes feiras livres, mercados e sacolões municipais. Todavia, para a proteção e o bem-estar de todos, a Prefeitura, por meio do Departamento de Abastecimento (ABAST), tomou novas medidas para barrar o avanço do Covid-19 na cidade pelos próximos 15 dias.

A partir de hoje (24), foi determinada a distância mínima de um metro quadrado entre as barracas nas feiras livres e fica proibido o consumo de bebidas e comidas no local. É recomendado também que os alimentos estejam embalados antes de serem fornecidos à população. Os horários de funcionamento não sofreram alterações, sendo assim, de terça a domingo das 7h30 às 13h.

Os centros de abastecimento, mercados e sacolões municipais também sofreram alteração. A partir de agora, eles passam a operar com um horário mínimo de funcionamento: de terça a sábado, das 8h às 16h; domingo e segunda são pontos facultativos. As exceções são o Mercado Kinjo Yamato, que vai funcionar de terça a sábado, das 03h às 13h, e o Sacolão João Moura, que ficará aberto de segunda a sábado, das 07h às 13h.

Outras medidas já estavam acontecendo nestes equipamentos como a proibição da degustação de alimentos, suspensão da oferta de mesas e cadeiras ao público, disponibilização de instrumentos e produtos para higienização das mãos (álcool em gel e pias com sabão) nos boxes, entradas e saídas e a limpeza do local todos os dias ao final do expediente.

Todas as medidas adotadas foram pensadas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus na cidade de São Paulo. A portaria é de número 03/2020. Para acessá-la pode clique aqui.