Dicas para cultivo em pequenos espaços

Você sempre quis ter uma horta em casa mas não sabe como começar? O texto de hoje traz dicas para o plantio, cultivo e cuidado das suas hortaliças, temperos e ervas medicinais

O crescente interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis tem estimulado o cultivo de hortas no ambiente doméstico, tornando-se uma boa opção para quem está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio. O plantio de hortas em pequenos espaços é uma alternativa para pessoas que não possuem em suas casas ou apartamentos espaço suficiente para o preparo de uma horta tradicional em canteiros.

Este cultivo deve ser feito em lugares onde haja luminosidade e sol em pelo menos um período do dia, aproximadamente 5 horas. Esses espaços podem ser os corredores externos das casas, sacadas e beirais de apartamentos, varandas, janelas, terraços, garagens e fundos de quintal.

A escolha do canteiro dependerá do espaço, dos materiais disponíveis e do que se adequa melhor a esse espaço. Os recipientes a serem utilizados para os canteiros podem ser garrafas pet, canos de PVC, baldes, latas, vasilhames de plástico, caixas de madeira, jardineira de alvenaria, tambor de latão e/ou de plástico, telhas e etc. Deve-se atentar para o tamanho do recipiente: Mínimo de 20cm de profundidade para plantas que não ultrapassem 50cm de altura; Mínimo de 30cm de profundidade para plantas com raízes mais profundas e portes maiores.

Além disso, sempre higienizar o recipiente antes do preparo para o plantio, além disso, atentar-se para a importância de permitir a drenagem da água de irrigação a fim de evitar o encharcamento do solo, perfurando o fundo do canteiro.

Antes de preencher os canteiros com terra comum misturada com composto orgânico ou húmus de minhoca, na proporção de 3 partes de terra comum pra 1 parte de composto, deve-se colocar uma camada de argila expandida ou pedras seguida de uma camada de areia para auxiliar no escoamento da água de irrigação.

O próximo passo é a escolha das hortaliças, temperos ou ervas medicinais que serão plantadas, sempre adquirir mudas ou sementes de boa qualidade, plantá-las sempre respeitando os espaçamentos recomendados. Sugere-se que sejam utilizadas plantas com ciclo de vida curto como cebolinha, salsa, coentro, alface, chicória, almeirão, rúcula, espinafre, couve folha, as hortaliças fruto como pimentão, tomate e pimentas, e ainda alguns condimentos como alecrim, poejo, hortelã, erva cidreira, manjericão, alfavaca, entre outros.

Em relação ao espaçamento, é muito importante colocar o número de plantas que é indicado para a cultura escolhida, pois as plantas necessitam desse espaço para se desenvolver e completar o seu ciclo.

Na fase de semeadura ou na fase de mudas, deve-se irrigar o plantio duas vezes ao dia, sempre no amanhecer e no fim da tarde. Para plantas jovens, uma vez ao dia, e as adultas de quatro a cinco vezes por semana. No entanto, caso o clima esteja muito quente, recomenda-se irrigar todos os dias, pela manhã e à tarde, conforme a necessidade. Atentando-se sempre para evitar a falta ou o excesso de água.

No caso de pragas e doenças, estas devem ser combatidas no início da infestação pulverizando-se as plantas com soluções não-tóxicas (receitas naturais ou caseiras) ou retirando as plantas que já foram atacadas.