Alimentos benéficos para o cérebro

Uma dieta adequada fornece nutrientes necessários para o funcionamento saudável do cérebro. No texto de hoje, veja alguns desses alimentos

Por Luiza Araújo (nutricionista comportamental CRN 48 294)


Tudo o que a gente come tem impacto direto na saúde do nosso corpo e com o cérebro não poderia ser diferente.

Uma dieta saudável colabora para fornecer ao cérebro os nutrientes fundamentais para o seu funcionamento, como minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Estes nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora, melhorando o funcionamento das células do cérebro.

A deficiência de nutrientes essenciais está relacionada à baixa no estado de humor e à deterioração cognitiva e, portanto, favorecem o surgimento de doenças cerebrais e mentais.

Não existem alimentos milagrosos para o cérebro e sim uma alimentação variada e equilibrada que oferece ao cérebro os nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Abaixo, segue a relação de alguns alimentos em destaque, veja:

1. Carnes magras, cereais integrais, verduras verdes escuras, leites, ovos. São alimentos fontes de vitaminas do complexo B que atuam em diversos papeis na função cerebral, desde a formação de neurotransmissores, desenvolvimento cognitivo, manutenção da memória e humor.

2. Pescados de água fria, semente de chia, nozes e linhaça. Estes alimentos são fontes de ácido graxo ômega 3 que atua na transmissão de informações entre neurônios e também estimula a formação de novas células cerebrais.

3. Carnes, peixes, ovos, leites e feijões. São alimentos ricos em proteínas. O cérebro precisa de aminoácidos provenientes da quebra das proteínas para garantir o desenvolvimento, reparação e manutenção das células cerebrais.

4. Laranja, limão, acerola, goiaba, kiwi. São algumas frutas fonte de vitamina C e sementes de girassol, avelã e óleos vegetais são fontes de vitamina E, ambas atuam como antioxidante protegendo as células do cérebro contra processo degenerativos e oxidativos que ocasionam a morte destas com o passar do tempo.

5. Açaí, amora, jabuticaba, morango e uva roxa. São ricas em polifenóis que protegem o tecido cerebral de processos inflamatórios e degenerativos.