Prefeitura Inaugura dois novos Ecopontos em São Miguel Paulista e anuncia recebimento de gesso em 36 unidades

O evento, que contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes e outras autoridades, aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na Zona Leste da cidade

 

 

A região de São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade, recebeu dois novos Ecopontos na manhã desta sexta-feira (4). Durante a inauguração, o presidente da AMLURB, Roberto Perosa também oficializou o recebimento e reciclagem de gesso em 36 Ecopontos da cidade – a iniciativa da Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), será expandida gradativamente para as demais unidades. Com esse anúncio, os Ecopontos recebem gratuitamente resíduos recicláveis, entulho, móveis velhos, poda de árvore e agora gesso.

“Para a implantação do recebimento de gesso nos Ecopontos, a AMLURB realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e adesão da população. Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de 8 mil toneladas de gesso”, comenta Presidente da AMLURB, Roberto Perosa.

 

 

O evento de inauguração dos Ecopontos aconteceu na unidade Jardim Helena e é uma parceria da AMLURB com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA); e contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes; Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; Secretário Municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi; Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Castro; Presidente da AMLURB, Roberto Perosa, Subprefeito de São Miguel Paulista, Ivaldo da Silva e Secretária-Adjunta das Subprefeituras, Ana Carolina Lafemina.

 

 

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, esta ação tem o objetivo de atender e servir ao cidadão para propiciar melhor qualidade de vida. “Este Ecoponto integrado ao parque faz parte de uma gestão ambiental correta de resíduos sólidos, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda. Juntos construímos dentro de um parque um local onde poderemos fomentar a educação ambiental e deixar um legado para as futuras gerações”, destacou.

 

 

Recebimento de gesso nos Ecopontos

A reciclagem do gesso é uma parceria da AMLURB com a empresa Multiplus, primeira empresa especializada na reciclagem do material no Estado de São Paulo, que fará a coleta, transporte e tratamento do gesso.


Na prática, após a coleta do gesso nos Ecopontos, a empresa realiza o processo industrial para reciclagem, através da separação do gesso de materiais contaminantes, onde é reaproveitado 100% dos resíduos. Com isso, o gesso reciclado retorna a cadeia produtiva como matéria-prima para os setores da agricultura, construção civil e cimenteira.

Clique aqui e confira a lista dos Ecopontos que estão recebendo gesso.