Prefeitura de São Paulo diminui em 97% tempo de espera para realização dos serviços de remoção de entulho e grandes objetos em vias públicas

A redução faz parte de um conjunto de iniciativas para eliminação de pontos viciados, que reduziram 58% nos últimos anos


Foto: Divulgação/ AMLURB

 

Segundo último levantamento sobre as solicitações realizadas no canal de atendimento ao cidadão SP156, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), apresentou uma diminuição de 97% no tempo de espera para realização dos serviços de limpeza urbana. Essa medida, faz parte de um conjunto de ações em que a Prefeitura vem adotando para eliminar os pontos viciados de descarte irregular, que já reduziram em 56% nos últimos anos. Entre as ações realizadas, também estão o aumento de fiscalização, programas de educação ambiental e ampliação do serviço de cata-bagulho.

Dados da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), compara o tempo de espera das solicitações realizadas no canal durante o mês de janeiro deste ano com o mesmo período de 2017. Ao todo, a autarquia recebeu 21.590 solicitações, dentre elas a remoção de entulho em vias públicas, que passou de 43 dias para 1, enquanto a remoção de grandes objetos passou de 56 para 2 dias.

Estima-se que a diminuição no tempo de espera para o atendimento dessas solicitações pode ser um dos fatores que contribuíram para diminuição de pontos viciados de descarte irregular na cidade ao longo dos anos. Segundo último estudo da AMLURB, houve uma diminuição de cerca de 58% dos pontos viciados no município - considerando que em 2016, haviam cerca de 4 mil pontos e atualmente existem 1.666.

Em relação à fiscalização, no último ano foram realizadas 1.005 apreensões de caçambas e caminhões irregulares de resíduos da construção civil, sendo 500 apreensões de caçambas irregulares e 505 caminhões. O número total de apreensões representa um aumento de 52% comparado a 2017, quando registrou 659 apreensões no ano.

Além de realizar os serviços de limpeza das vias, a autarquia também promove ações educativas para eliminar os pontos viciados, e com isso incentivar o descarte correto dos materiais. Em janeiro do ano passado, a AMLURB lançou o Revitaliza SP, um projeto que eliminou e revitalizou aproximadamente 1.090 locais com frequência de descarte irregular, por meio de limpeza e educação ambiental.

Até o momento, o projeto já retirou mais de 3 mil toneladas de resíduos das ruas. A ação, que além da retirada do lixo, também envolve pintura de guias, muros e paisagismo, é realizada em parceria com os consórcios de varrição, coleta domiciliar, com as Subprefeituras e com os moradores.


Foto: Divulgação/AMLURB

 

 Entre outras iniciativas adotadas também está o aumento da frequência do Cata-Bagulho, serviço de coleta de matérias inservíveis como restos de móveis, eletrodomésticos e entulho nas vias. “Além dos 118 Ecopontos disponíveis para descartar entulho e restos de móveis, a população também tem a opção de coleta domiciliar desses resíduos por meio do cata-bagulho. A operação, que era trimestral, passou a ser mensal. Na região da Subprefeitura Sé, que recebe diariamente um alto número de pessoas, nós ampliamos esse serviço para semanal”, diz Edson Tomaz - Presidente da autarquia.

Descarte correto
Para descartar corretamente os resíduos, a população conta com diversos serviços públicos, que recebem os materiais. No caso do entulho, o munícipe pode descartar até 50kg na coleta domiciliar, até 1m³ em um dos 118 Ecopontos e para maiores quantidades, contratar uma caçamba cadastrada.

O resíduo domiciliar possui coleta porta a porta em 100% das vias do município, cobrindo os 96 distritos da cidade. Já para o descarte de volumosos, mensalmente a operação Cata-Bagulho passa nas vias recolhendo esses resíduos ou o munícipe pode levar até um Ecoponto, que também recebe resíduos gratuitamente, como recicláveis, entulho e móveis.